A partir de 1 de janeiro de 2026, os triângulos de pré-sinalização automóvel, atualmente obrigatórios em todos os veículos que cirdulam nas estradas da Península Ibérica, deixarão de ser obrigatórios em Espanha.
Em substituição, no país vizinho, passará a ser exigido o dispositivo luminoso V-16, como o Help Flash, que permite sinalizar avarias ou acidentes de forma segura e eficiente, sem que o condutor tenha de sair do veículo.
Atualmente, tanto em Portugal como em Espanha, todos os condutores são obrigados a ter e a usar triângulos de pré-sinalização em caso de imobilização do veículo na estrada. No entanto, já a partir do próximo ano, Espanha será o primeiro país europeu a substituir os clássicos triângulos pelo dispositivo V-16 luminoso conectado idêntico ao Help Flash, equipamento que já se encontra no mercado.
Este equipamento inovador e que ajuda a salvar vidas é colocado no tejadilho do carro ou na moto e emite uma luz intermitente visível a 360º e a grande distância (até 1 km), tornando a sinalização mais rápida, segura e eficaz.
Segundo a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, que regula a circulação internacional de veículos, os países visitados devem aceitar os dispositivos obrigatórios nos veículos matriculados noutros estados.
Ou seja:
- Condutores espanhóis que viajem para Portugal: podem utilizar apenas o dispositivo V-16.
- Os condutores portugueses que viajem para Espanha: poderão cumprir a lei levando o triângulo.
Mas, em ambos os casos, a Help Flash aconselha que, até para facilitar o diálogo com as autoridades locais que podem não estar devidamente familiarizadas com as regras internacionais, os condutores espanhóis continuem a trazer consigo o triângulo nas viagens a Portugal e que os portugueses levem o seu Help Flash nas deslocações ao país vizinho.
Por que razão o Help Flash (V-16) vai substituir oficialmente o triângulo em Espanha?
A mudança tem um motivo simples: mais segurança. Atualmente, colocar os triângulos na estrada obriga o condutor a sair do carro e caminhar dezenas de metros pela berma ou pela própria via, o que representa um risco muito elevado, especialmente em autoestradas e vias de grande tráfego. O sistema V-16 pode ser ativado a partir do interior da viatura, colocado-o no tejadilho sem que o condutor tenha de saír para a estrada, reduzindo significativamente o risco de atropelamento.
Além disso, os modelos V-16 conectados, permitem que o veículo avariado ou acidentado envie a sua localização automaticamente às autoridades, melhorando a rapidez das respostas dos serviços de emergência.