Home » Atualidade » Nacional » O que pensam os Portugueses do Voto Eletrónico
O que pensam os Portugueses do Voto Eletrónico

O que pensam os Portugueses do Voto Eletrónico

A APDSI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação está a promover, em parceria com o Instituto Piaget, um inquérito nacional para avaliar o grau de adesão e confiança dos portugueses num sistema de voto por via eletrónica alternativo ao tradicional voto presencial em boletim. O inquérito, realizado em formato online, decorre até à próxima sexta-feira, dia 21.

O propósito dos promotores é recolher, em pouco mais de 15 dias, uma amostra tão representativa quanto possível, quer em dimensão, quer em termos de características dos respondentes. O objetivo é disponibilizar informação útil aos vários agentes e poderes públicos com interesse no tema, desde os órgãos de soberania aos partidos políticos, passando pela Comissão Nacional de Eleições, universidades e respetivos centros de investigação, e entidades que desenvolvem tecnologia para o voto eletrónico.

Os resultados do inquérito serão apresentados no dia 27 de maio num evento online que contará com a participação de vários especialistas e personalidades públicas que irão discutir as implicações do voto eletrónico. O painel incluirá as presenças de Luís Moreira, professor no Instituto Piaget; Luís Vidigal, sócio fundador da APDSI, Luís Amaral, professor associado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho; Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda; e Pedro Filipe Soares, presidente do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda; numa sessão moderada pelo membro da direção da APDSI, Miguel Brito Campos.

Se tivesse a possibilidade de escolher entre o voto presencial e o voto eletrónico, qual escolheria? Concorda com o voto eletrónico em mobilidade (por telemóvel, tablet ou computador)? Ou acha que é um risco desnecessário de correr que fragiliza a democracia? Estas e outras questões fazem parte do inquérito que visa conhecer a opinião dos portugueses sobre o tema, sendo as respostas anónimas e confidenciais.

O inquérito integrava o plano de atividades da APDSI que convidou o Instituto Piaget a participar no projeto desde o início, acompanhando o seu desenvolvimento até à apresentação pública dos resultados. O Piaget esteve, assim, envolvido na construção e desenho do projeto, na conceção do questionário e será a entidade responsável pela análise dos dados. Trata-se de um trabalho que está a ser desenvolvido através dos docentes e investigadores que integram a unidade de investigação do Instituto Piaget que está diretamente ligado ao projeto, o LabEST – Laboratório para o Empreendedorismo, Sociedade e Tecnologia.

O acesso ao inquérito, cujo tempo de resposta é inferior a 5 minutos, pode ser efetuado através do link https://pt.surveymonkey.com/r/voto_eletronico.

Relativamente à sessão de apresentação dos resultados, a realizar no dia 27 de maio, às 18 horas, através da plataforma zoom, e denominada “MeetOn ‘O Voto Eletrónico – Desafios e Oportunidades”, os interessados em assistir podem inscrever-se através do link https://pt.surveymonkey.com/r/meeton-apdsi-voto-eletronico.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.