Os automóveis clássicos são uma paixão para viver em pleno, ainda mais quando aliados a algumas das mais deslumbrantes paisagens do Norte. Foi esta a génese do primeiro Rally ACP Clássicos Norte, uma prova que aliou o espírito desportivo à vertente social, juntando exemplares marcantes da história do automóvel, entre 1960 e 1990, para além de futuros clássicos, com ano de produção até 2000.
Entre os automóveis que participaram na prova que o ACP Clássicos estreou a Norte, e que contou também para a ACP Clássicos Cup, destaque para a presença de modelos icónicos como o Jaguar XK 140 Roadster, Porsche 911, Lotus Elan Sprint, Alfa Romeo Junior Zagato, Datsun 260 Z, Morgan 4/4 ou Jaguar XJS, entre tantos outros.
Com partida do Parque da Cidade do Porto, a prova seguiu na direção das tão carismáticas estradas do Douro, atravessando as duas margens do rio em Castelo de Paiva e passando por locais inspiradores pela sua natureza, história, tradição e beleza natural. As emoções só terminam à hora de almoço, com a chegada à Quinta da Avistada, em Arouca, palco do encerramento do Rally ACP Clássicos Norte.
Em termos de categorias, na dos modelos dos mais antigos, a Categoria E, o triunfo foi para Pedro Brito e Duarte Brito, em MGA (1969), enquanto na Categoria F (veículos entre 1961 e 1970) a vitória coube à dupla Evandro Gueiros e Adriana Gueiros, em Porsche 911 E 2.2 (1970). Já na Categoria G (veículos entre 1971 e 1980) e que foi também a mais concorrida, o primeiro lugar foi conquistado pelos vencedores absolutos da prova, Paulo Braga Lino e Tiago Caio, num Fiat 124 Sport Spider (1973), com os louros da Categoria H (veículos entre 1981 a 1990) a ficarem para Domingos Alves da Silva e Bárbara Poleri da Silva, que levaram o Porsche 911 Carrera Coupe (1985) ao lugar mais alto do pódio. Finalmente, entre os Futuros Clássicos (veículos entre 1991 e 2000), a vitória sorriu a Rafael Pedrosa e Cláudia Pedro, os mais eficazes com o Fiat Barchetta (1998).
Em tempo de balanço, Luís Cunha, secretário-geral do ACP Clássicos, sublinhou: “A primeira edição do Rally ACP Clássicos Norte correu muito bem e provou ser uma aposta ganha. O figurino ‘leve’ e descontraído, com estradas de bom piso e a exigirem alguma condução, permitiu às equipas divertirem-se e tirarem partido dos seus automóveis clássicos, com cenários fantásticos. Tal como aconteceu com a prova homóloga que realizamos no Sul, acreditamos que o Rally ACP Clássicos Norte tenha criado raízes sólidas e na próxima edição conte com ainda mais equipas”.