Home » Cultura » Exposições* » O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980 em Faro
O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980
O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980

O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980 em Faro

A exposição itenerante “O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980”, do Museu de Serralves, é inaugurada no Museu Municipal de Faro, no próxima quarta feira, 7 de Dezembro (18H00), onde ficará até 19 de fevereiro.

Esta exposição faz parte do programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.

O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980 apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de sete artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Estas obras marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira. Assistimos a um regresso a temas clássicos da história da arte, ao ressurgimento de um imaginário figurativo e metafórico associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular. Esta diversidade relaciona-se com o começo da globalização, que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas.

A exposição, organizada por Serralves em parceria com a Câmara Municipal de Faro, é uma oportunidade para revisitar a produção artística da década de 1980 que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revela um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.

Artistas representados:
Rui Aguiar, Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Harald Klingelhöller, Rui Sanches, Xana

Local da exposição:
Museu Municipal de Faro
Praça Dom Afonso III, 14
Faro

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.