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O Salário emocional é a arma para reter talento

O Salário emocional é a arma para reter talento

O sal√°rio financeiro √© o que permite √†s empresas atrair talento e n√£o restam d√ļvidas de que a justa retribui√ß√£o financeira √© que desperta a aten√ß√£o de um candidato. Mas sem um bom ambiente de trabalho e componentes que facilitam a concilia√ß√£o da vida profissional/pessoal, como a flexibilidade ou oportunidades de desenvolvimento pessoal, √© expect√°vel a rotatividade e os custos de produtividade para pessoas e empresas.

Num cen√°rio de escassez de recursos humanos, num contexto p√≥s – pandemia que trouxe novos valores como a sa√ļde mental, o sal√°rio emocional emerge como um extra que pode funcionar como uma verdadeira arma de reten√ß√£o de talento. A Adecco Training divulga nove dicas importantes para a remunera√ß√£o emocional.

O Salário Emocional é uma retribuição não financeira que a empresa dá ao funcionário para o incentivar, potenciar a sua produtividade e melhorar o ambiente de trabalho. Permite também aos profissionais satisfazer as suas necessidades pessoais ou profissionais, melhora a sua qualidade de vida e incentiva a retenção de talentos na empresa.

√Č evidente que, sem retribui√ß√£o financeira atrativa, nenhuma oferta de emprego √© interessante e n√£o h√° d√ļvidas que √© o fator de atra√ß√£o de talento. No entanto, e perante um contexto de escassez de pessoas para trabalhar, o dinheiro n√£o √© tudo, em particular para os millennial: esta gera√ß√£o deixa fun√ß√Ķes de topo e abra√ßa com facilidade novos desafios financeiramente menos relevantes se tiver uma oferta de sal√°rio emocional mais cativante.

Um bom ambiente de trabalho, a possibilidade de melhorar a carreira ou a facilidade de conciliar a vida profissional e familiar tende a fixar a pessoa na organização, e a oferecer todo o seu potencial no local de trabalho. Se a perceção do trabalho for negativa, o fator financeiro nunca compensará o profissional e a fatura a pagar pelas empresas é o turnover, com os custos inerentes e, para as pessoas, com custos de bem-estar, que passou a ser uma prioridade.

Esta foi uma das conclus√Ķes do webinar comemorativo de um ano de sess√Ķes do ‚ÄėShall we talk about‚Äô, promovidos pela Adecco Training, que reuniu um painel de especialistas para falar do contexto de trabalho atual, com um novo paradigma que se foca em empresas mais humanizadas que apostam na motiva√ß√£o, no desenvolvimento e na reten√ß√£o de pessoas.

9 DICAS PARA IMPLEMENTAR A REMUNERAÇÃO EMOCIONAL

Manter o talento e fazer com que as suas pessoas se sintam √† vontade para fazer o seu trabalho √© essencial para que qualquer neg√≥cio seja sustent√°vel. Se muitas empresas j√° recompensavam os seus funcion√°rios com diferentes tipos de remunera√ß√£o emocional, o contexto p√≥s-pandemia evidenciou a necessidade de oferecer mais do que uma retribui√ß√£o financeira. H√° uma verdadeira altera√ß√£o no mindset da for√ßa de trabalho dispon√≠vel: no tabuleiro do mercado de trabalho, as pe√ßas do jogo s√£o agora o bem-estar, flexibilidade, sa√ļde mental, crescimento pessoal, valoriza√ß√£o, confian√ßa, participa√ß√£o.

Conhe√ßa as 9 dicas sintetizadas no √ļltimo Shall we talk about‚Äô promovido pela Adecco Training:

1. Horário de trabalho flexível

O dia de trabalho de 8 horas deve ser respeitado. No entanto, a hora de chegada e saída do trabalho pode ser flexível e nem sempre tem de ter lugar no escritório. Neste momento, todos os empregadores devem estar conscientes de que cumprir um calendário rigoroso não é sinónimo de produtividade.

2. Teletrabalho

As novas gera√ß√Ķes de profissionais est√£o a optar por empregos que incentivam o teletrabalho ou o trabalho a partir de casa. As novas tecnologias e a especializa√ß√£o das pessoas permitem o teletrabalho para aumentar a produtividade e melhorar o equil√≠brio trabalho-vida pessoal. As empresas que encaram este contexto como a sua nova realidade adaptaram-se e criaram novas rotinas de gest√£o e acompanhamento das equipas por forma a promover a liga√ß√£o e o engagement com a marca. As que ainda resistem v√£o encontrar muitas dificuldades no recrutamento e na reten√ß√£o de talentos.

3. Desenvolvimento profissional e pessoal

Incentivar o desenvolvimento dos funcionários, tanto a nível profissional como pessoal, irá potenciar a lealdade, ou seja: a retenção das suas pessoas. Se a empresa atrai talento, vai querer desejar que a pessoa continue a desenvolver o seu projeto profissional e a melhorar os seus contributos. Os profissionais ganham não só novas competências e serão, também, mais produtivos.

4. Possibilidade de crescer na empresa

Juntar-se a uma equipa na qual se sabe à partida que, com o tempo e a aquisição de melhores competências, optará por um trabalho melhor, fará com que um profissional se sinta muito mais motivado. Além disso, saberá que os seus esforços serão recompensados, sentir-se-á mais estável e com vontade de melhorar dia após dia.

5. Ambiente de trabalho sem toxicidade

Ningu√©m gosta de trabalhar num ambiente hostil. Um ambiente de trabalho sem conflitos, onde poder√° partilhar opini√Ķes e sugest√Ķes, onde o feedback positivo √© a norma, potencia a lealdade de um profissional √† empresa. O trabalho de equipa deve ser encorajado e deve ser desenvolvida uma cultura de empresa em que cada funcion√°rio conhe√ßa o seu valor.

6. Conciliar vida profissional e familiar

Neste aspeto, as empresas t√™m muitas op√ß√Ķes para promover um bom equil√≠brio trabalho-vida. Hor√°rio de trabalho flex√≠vel, dias de folga para tratar de assuntos pessoais, acolhimento de crian√ßas dentro da empresa, possibilidade de ir trabalhar acompanhado pelo seu animal de estima√ß√£o… Ao candidatar-se a um novo emprego, o sal√°rio emocional que vem com o emprego ser√° um adicional com muito peso para reter a pessoa. A qualidade de vida que uma pessoa pode vivenciar numa organiza√ß√£o pode ter preced√™ncia na aceita√ß√£o de uma oferta depois da atra√ß√£o com o sal√°rio financeiro.

7. Fazer parte das decis√Ķes empresariais

Qualquer empregador que tenha em conta a opinião das suas pessoas fá-los-á sentir-se parte dela, conscientes de que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa. Caso contrário, o mais provável é o profissional sentir-se desvalorizado e com necessidade de procurar outro emprego onde o talento seja mais valorizado.

8. Ofertas para ‚Äėdesligar‚Äô do trabalho

Uma empresa que possa dispor de lounges, salas de jogos ou um ginásio é deveras atrativa. A possibilidade de desligar durante alguns minutos durante o dia de trabalho beneficia a melhoria do desempenho das suas pessoas.

9. Garantir o bem-estar e sa√ļde mental das pessoas

A organiza√ß√£o deve compreender a carga de trabalho exigida aos seus colaboradores e se √© vi√°vel a sua execu√ß√£o. Deve ainda refletir sobre a clareza na comunica√ß√£o entre as pessoas e o quanto os colaboradores realmente entendem o que √© esperado de si. √Č essencial perceber se h√° um alinhamento real entre a teoria e a pr√°tica dos valores da empresa no terreno. Em rela√ß√£o a aspetos culturais mais profundos, √© importante diagnosticar o n√≠vel de seguran√ßa psicol√≥gica entre as equipas e instrumentalizar os l√≠deres para que possam promover ambientes mais seguros e saud√°veis, al√©m de estimular uma identidade partilhada no grupo.

Adecco / C.S.

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