Home » Sociedade » Iniciativas » O SOUTH MUSIC arranca esta terça feira em Faro
O SOUTH MUSIC arranca esta terça feira em Faro

O SOUTH MUSIC arranca esta terça feira em Faro

O SOUTH MUSIC, que arranca esta terça feira (15), em Faro, junta profissionais da indústria musical vindos de todo o país para assistirem aos showcases dos 33 projectos musicais de artistas da região selecionados pelo painel de júri, além de participarem em 6 conferências e acções de networking.

Depois do evento, o SOUTH MUSIC manter-se-á como uma plataforma dinâmica, onde estarão alojados vídeos, áudios, informações e contactos dos projetos participantes e profissionais da música do Algarve, funcionando como um agregador de conteúdos e veículo de comunicação entre estes e os profissionais da indústria musical do resto do país.

Todos os participantes no SOUTH MUSIC serão testados aquando da acreditação, numa parceria com a Unilabs/Grupo HPA Saúde.

Os 33 showcases irão realizar-se entre as 18H30 e a 01H00, distribuídos pelos palcos Quintalão, Fábrica, Museu e ARC Músicos, todos localizados na interior da Vila Adentro, a zona história da cidade de Faro que se ergue a partir da Ria Formosa e que nos últimos anos tem acolhido os concertos do maior festival anual de música portuguesa, o Festival F. Situada no mesmo recinto, a Galeria Arco irá receber as apresentações ao vivo do talento jovem, com idades entre os 14 e os 18 anos, que está em incubação no Algarve, a Geração Cápsula.

O SOUTH MUSIC abre as portas ao público em geral, de forma gratuita, através de uma plataforma inovadora e virtual, que torna possível viver a experiência de um festival de música em múltiplas dimensões. O Mundo Virtual permitirá ao público assistir aos showcases em directo, interagir com outros participantes e experimentar uma forma paralela de viver a música através de avatares, bastando instalar a aplicação aqui (se usar Mac) ou aqui (se for utilizador de windows). Este mundo virtual foi desenvolvido pela empresa checa Confer-O-Matic e a escola profissional Etic Algarve irá zelar pela optimização da experiência dos utilizadores durante o SOUTH MUSIC.

No primeiro hotel de 5* da capital do Algarve, o 3HB Faro, serão realizadas 3 conferências em cada dia, entre as 14H30 e as 19H00, além de um brunch de networking entre participantes profissionais e os projetos selecionados, em duas sessões divididas entre as 10H00 e as 14h00. As sessões de abertura das Conferências cabem, no primeiro dia, ao Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e, no segundo, ao Vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos.

No dia 15 de junho, às 14H30, os Embaixadores do SOUTH MUSIC, Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo inauguram as conferências. Com moderação de Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal), os 5 músicos com ligações ao Algarve, que conseguiram afirmar-se no território nacional e, em alguns casos, internacional, irão partilhar a dificuldade em ser músico e viver da música fora dos grandes centros urbanos. Segue-se o Painel das Editoras, às 16H00, moderado pelo jornalista Rui Miguel Abreu, em que se traçam cenários sobre o futuro da edição numa altura em que os paradigmas se alteram devido ao efeito conjunto do advento do digital e a pandemia enquanto acelerador, reunindo Paula Homem (MD Sony Music Portugal), João Teixeira (MD Warner Music Portugal), José Gomes (Lovers & Lollypops) e Sérgio Silva (AMAEI) num painel de convidados que coloca em diálogo editoras multinacionais e independentes. A terceira e última conferência do dia, Painel O Papel da Imprensa Musical, tem início às 17H30 e conta com a moderação da jornalista e radialista Inês Meneses. Os convidados Júlio Ferreira (Choque Frontal), Mário Rui Vieira (Expresso/Blitz), Vítor Belanciano (Público / Ípsilon), Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e François Audigier (Europavox) partilham reflexões sobre a forma como a imprensa musical pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas, nomeadamente projectos independentes e distantes dos grandes centros de decisão.

No segundo e último dia do SOUTH MUSIC, 16 de junho, a abertura das conferências cabe ao Painel Direitos de Autor e Conexos, que tem início às 14H30 e é moderado por Tozé Brito. Carlos Madureira da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) e Francisco Borges da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) juntam-se a Miguel Lourenço Carretas da Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos) e Nuno Rodrigues da banda portuguesa Glockenwise, para discutirem a substituição das formas tradicionais de receitas por novas plataformas e conteúdos. Às 16H00 é a vez dos músicos Miguel Araújo, John Gonçalves (The Gift), Tó Viegas e do manager Paulo Ventura, conversarem no Painel Edição de Autor / DIY sobre o progressivo afastamento dos artistas das editoras e dos modelos tradicionais de gestão de carreiras, com Mário Antunes, da Antena 1 Faro, a moderar. Antes do último painel do programa de conferências, a Confer-O-Matic terá oportunidade de apresentar as suas soluções inovadoras, na forma virtual de viver os eventos. O Painel Programar em Português, moderado por Luís Oliveira (Antena 3), começa às 17H30 e encerra os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira (programador cultural, fundador do BONS SONS e diretor do 23 Milhas) Vasco Sacramento (director da Sons em Trânsito e do Cine-teatro Capitólio e programador do Festival F), João Carvalho (director do festival Vodafone Paredes de Coura), Sandra Faria (directora da Força de Produção e presidente da APEFE) e Ricardo Bramão (Aporfest), em que se pretende avaliar a criação de música em Portugal versus o mercado que existe para a acolher.

O SOUTH MUSIC conta com o apoio do Europavox, uma plataforma de media que promove a projecção de talentos musicais europeus em todo o continente, assim como eventos e meios de comunicação social. Uma delegação de representantes do Europavox marcará presença no SOUTH MUSIC, acompanhada por jornalistas oriundos da Alemanha, Espanha, Grécia e Suécia.

O SOUTH MUSIC é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro das Figuras e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a a Capital Europeia da Cultura 2027, que tem procurado capacitar os agentes culturais. Nesse contexto, o SOUTH MUSIC pretende afirmar-se como um exemplo da forma como o sector cultural e criativo pode ser apoiado e incentivado. É também um modelo de cooperação regional, ao extrapolar as fronteiras do Município de Faro para abrir as candidaturas a todo os músicos e bandas do Algarve. A região tem respondido com o total apoio a este processo de candidatura através do envolvimento, desde a primeira hora, das principais entidades regionais, nomeadamente da AMAL, Universidade do Algarve e Região de Turismo do Algarve que se assumiram como co-produtoras da candidatura mas também da DRCultura, CCDR Algarve e IPDJ que confirmaram o seu interesse colaborativo. Importa ainda referir que o aumento da exportação da criatividade regional (interna e externa) é fundamental para dar a conhecer e expandir a produção cultural algarvia.

O South Music tem como parceiros a APEFE, SPA, GDA, Audiogest, AMAEI, Aporfest, a AEAPP – Associação Espectáculo, a ARCM e o IPDJ.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.