Home » Atualidade » Internacional » O Syriza de Alexis Tsipras já tem parceiro de governo

O Syriza de Alexis Tsipras já tem parceiro de governo

O Syriza, a coligação de Esquerda Radical liderada por Alexis Tsipras, que foi o vencedor das eleições deste domingo na Grécia, ao eleger 149 deputados, sem muita surpresa, uma vez que já era apontado pelas sondagens, como o mais que provável vencedor neste ato eleitoral, já criou as condições para formar governo.

Alexis Tsipras vai governar a Grécia em coligação, depois do acordo obtido esta manhã com os Gregos Independentes de Panos Kammenos, um dissidente da Nova Democracia que obteve 6,05% dos votos, elegendo 17 deputados.

O segundo partido mais votado nestas eleições foi a Nova democracia que obteve 27,81% e elegeu 76 deputados, o Aurora Dourada, partido da extrema direita, foi o terceiro com 6,28%, elegendo 17 deputados, seguido do To Potami que entra agora na coligação governamental com 17 deputados. O Partido Comunista Grego, com 5,47% dos votos e 15 lugares no parlamento, seguido do ANEL com 4,73% e do PASOK que caíu para os 4,66%, são os restantes partidos com assento parlamentar.

Contados os votos, o Syriza ficou a dois deputados da maioria absoluta, o que obrigou a um acordo partidário que segundo as agências, aconteceu numa ação relâmpago com os Gregos Independentes do ‘To Potami’,que elegeram 13 deputados, que somados aos 149 eleitos pelo Syriza, vão permitir governar a Grécia, sem o risco de bloqueio permanente pela oposição.

Segundo a constituição Grega, Alexis Tsipras tinha três dias para formar governo, o que vai acontecer nas próximas horas, dando deste modo início à tão ansiada nova era na Grécia, bastando para tanto que Alexis Tsipras seja capaz nos próximos meses, de levar a água ao seu moinho, no que se refere às complicadas negociações para resolver o problema da dívida grega e ao mesmo tempo, gerir sensibilidades, no interior do próprio Syriza a coligação de Esquerda Radical, a que se soma agora a necessidade de assegurar o parceiro de governo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.