Home » M√°quinas & Motores » Autom√≥veis » O Toyota RAV4 celebra mais de 14 milh√Ķes de vendas
O Toyota RAV4 celebra mais de 14 milh√Ķes de vendas

O Toyota RAV4 celebra mais de 14 milh√Ķes de vendas

O Toyota RAV4 celebra tr√™s d√©cadas desde que revolucionou a ind√ļstria autom√≥vel, durante as quais se tornou um √≠cone dos SUV (sport utility vehicle), evoluindo constantemente para integrar novas tecnologias e antecipar as expectativas dos clientes.

Em março de 1994, o Salão Automóvel de Genebra acolheu o lançamento de um novo e arrojado tipo de veículo: um SUV compacto com tração integral baseado numa carroçaria monocoque. O Toyota RAV4 foi verdadeiramente original, abrindo novos caminhos como um veículo ágil e versátil, concebido para as exigências da vida moderna. O termo SUV era pouco comum na altura, mas desde o início das vendas em maio de 1994, recebeu uma resposta extremamente positiva dos meios de comunicação social e dos clientes.

Ao desenvolverem o primeiro RAV4, os designers seguiram objetivos espec√≠ficos para se manterem fi√©is √† vis√£o original, expressa pela primeira vez pelo ‚Äúconcept car‚ÄĚ RAV-FOUR no Sal√£o Autom√≥vel de T√≥quio de 1989. O novo modelo deveria proporcionar um espa√ßo generoso num design de carro√ßaria compacto, desportivo e distinto. Este novo tipo de ve√≠culo colocava o condutor numa posi√ß√£o mais elevada, permitindo uma maior visibilidade para a estrada, gerando assim uma experi√™ncia de condu√ß√£o mais confiante e segura. As fortes capacidades todo-o-terreno devem combinar-se com o desempenho e o conforto em estrada, satisfazendo simultaneamente os mais elevados padr√Ķes de seguran√ßa e desempenho ambiental. Com base nestes princ√≠pios, o RAV4 reinventou-se a si pr√≥prio e ao segmento dos SUV recreativos ao longo de cinco gera√ß√Ķes at√© √† data, evoluindo constantemente para antecipar as mudan√ßas nos gostos dos clientes.

A inova√ß√£o tem estado no centro do seu desenvolvimento ao longo das √ļltimas tr√™s d√©cadas, real√ßada pela ado√ß√£o precoce da eletrifica√ß√£o e motoriza√ß√Ķes eficientes. J√° em 1997, o RAV4 expressou o compromisso da Toyota em explorar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental quando uma vers√£o el√©trica a bateria (BEV) foi colocada √† venda em mercados selecionados.

Desde ent√£o, o RAV4 viu a introdu√ß√£o da tecnologia h√≠brida (HEV) l√≠der na classe da Toyota no segmento SUV com a terceira gera√ß√£o em 2016, complementando a gama existente de motores eficientes a gasolina e diesel. Um h√≠brido plug-in (PHEV) entrou na gama em 2020, enfatizando a abordagem multi-tecnol√≥gica da Toyota no caminho para a neutralidade carb√≥nica, que se compromete em oferecer uma gama de grupos motopropulsores adequados √†s necessidades espec√≠ficas dos clientes, √†s condi√ß√Ķes de mercado e √†s infraestruturas locais.

A eletrificação ajudou a melhorar ainda mais a experiência de condução do RAV4, acrescentando a serenidade calma do híbrido, bem como o desempenho adicional de motores cada vez mais potentes para uma aceleração ainda mais responsiva. Entretanto, através da utilização inovadora de novas plataformas e suspensão, a Toyota criou uma condução mais confiante, estável e gratificante em cada geração.

O progresso ao longo dos √ļltimos 30 anos foi para al√©m da performance e efici√™ncia, melhorando tamb√©m o car√°cter pr√°tico. A generosa capacidade da bagageira – quando os bancos traseiros est√£o a ser utilizados ou rebatidos para obter espa√ßo extra – faz do RAV4 um parceiro capaz, enquanto um interior cada vez mais espa√ßoso e acolhedor, tem sido melhorado a cada gera√ß√£o com os mais recentes sistemas multim√©dia a bordo.

O RAV4 sempre teve como prioridade a segurança dos ocupantes e dos outros utentes da estrada. Como parte do compromisso da Toyota em democratizar o equipamento de segurança avançado, ao longo dos anos, os mais recentes sistemas Toyota Safety Sense têm estado disponíveis nos modelos RAV4, ajudando os condutores a evitar uma maior variedade de riscos comuns de acidentes rodoviários.

Mantendo-se fiel √† sua arrojada filosofia original e antecipando a evolu√ß√£o das necessidades dos clientes, ao longo dos seus 30 anos, o RAV4 tornou-se um √≠cone autom√≥vel e uma hist√≥ria de sucesso de vendas em todo o mundo. Foi o SUV mais vendido a n√≠vel global em 2018 e 2019 e atingiu o marco global de 14 milh√Ķes no final de 2023, dos quais mais de 2,5 milh√Ķes na Europa. As motoriza√ß√Ķes eletrificadas com a tecnologia h√≠brida da marca (h√≠bridos ou h√≠bridos plug-in) representam agora uns not√°veis 91% das vendas do novo RAV4 na Europa, onde os maiores mercados s√£o a Fran√ßa, a It√°lia, a Pol√≥nia, a Espanha e o Reino Unido.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.