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O Turismo na Regi√£o de Lisboa gerou 19,7% do PIB

O estudo da Deloitte realizado para a Associa√ß√£o Turismo de Lisboa (ATL), conclui que a atividade tur√≠stica na regi√£o, gerou em 2017, mais de 13,7 mil milh√Ķes de euros, tendo sido respons√°vel por 182 mil postos de trabalho, estimando-se que o setor na Regi√£o tenha correspondido a 19,7% do PIB.

Segundo os dados do estudo, Lisboa registou um aumento médio anual de 11,1% na riqueza criada pela cadeia de valor do Turismo desde 2005 e de 14,3% no nível de emprego em comparação com 2015.

Por sub-setores, o alojamento e restaura√ß√£o (42,1%), as atividades culturais e desportivas (17,8%), o com√©rcio (16,9%), os transportes (14,2%), a constru√ß√£o (4,1%) e outras atividades de servi√ßos (4,9%) , explicam a din√Ęmica da atividade, na regi√£o de Lisboa

O estudo indica que foi not√≥rio o aumento da oferta nas diferentes atividades que integram o setor do Turismo na Regi√£o de Lisboa. Em 2017, comparando com 2015, o com√©rcio registou mais 448 milh√Ķes de euros, a hotelaria e alojamento local mais 353 milh√Ķes de euros, a anima√ß√£o mais 264 milh√Ķes de euros, os transportes mais 243 milh√Ķes de euros, a restaura√ß√£o mais 236 milh√Ķes de euros e os congressos e reuni√Ķes mais 60 milh√Ķes de euros.

A din√Ęmica crescente das diferentes atividades e agentes da cadeia de valor do setor, sinalizada neste estudo, assenta numa estrat√©gia concertada entre entidades p√ļblicas e privadas com o objetivo de refor√ßar a atratividade de Lisboa enquanto destino tur√≠stico de excel√™ncia, o que se reflete no aumento do n√ļmero de h√≥spedes nos estabelecimentos hoteleiros, parques de campismo e alojamento local. Entre 2015 e 2017, foi registado um crescimento anual de 15,5% de h√≥spedes na Regi√£o, passando de 7,3 milh√Ķes de h√≥spedes para 9,7 milh√Ķes.

Neste per√≠odo, a capacidade hoteleira acompanhou esta evolu√ß√£o atrav√©s do aumento do n√ļmero de quartos e, paralelamente, Lisboa assistiu a um grande aumento do alojamento local. Apesar deste aumento da oferta de alojamento, nas v√°rias componentes, verificou-se uma not√≥ria melhoria da performance operacional em 2017, com a taxa de ocupa√ß√£o a passar para 77,5% (71,7% em 2015) e o pre√ßo por quarto dispon√≠vel (RevPar) a atingir os 77,7‚ā¨, quando em 2015 ficava nos 59,6‚ā¨.

A maioria dos turistas estrangeiros que visitaram Lisboa eram provenientes do Brasil, Fran√ßa, Espanha, EUA, Alemanha, Reino Unido e It√°lia. Em m√©dia, gastaram 161,1‚ā¨ por dia e ficaram 2,3 noites na Regi√£o. O estudo indica ainda que 94% chegou de avi√£o e que 92% visitou Lisboa em lazer, sendo que 76% o fez num registo de City & Short Break. Cerca de 10,5% j√° visitou Lisboa mais do que uma vez.

Analisando a evolução da população residente, verifica-se que, entre 2015 e 2017, aumentou 0,7% na região e 0,3% na cidade. Recorde-se que, de acordo com o estudo Intercampus, realizado no ano passado para a ATL, 89% dos residentes em Lisboa considera que o turismo é positivo, melhora a imagem da cidade e do país no estrangeiro, desenvolve a economia e tem impacto positivo na maior parte das áreas económicas, assim como na preservação e reabilitação do património.

A melhoria global dos principais indicadores reflete o efeito multiplicador do Turismo e confirma que o setor √© vital para a economia de Lisboa e do pa√≠s. Para garantir a sua sustentabilidade a m√©dio e longo prazo, o o setor deve manter o dinamismo e a capacidade de inova√ß√£o demonstrados nos √ļltimos anos.

Para fazer face aos novos desafios do setor, são apontados como caminhos a explorar o alargamento dos pontos de interesse turístico, o investimento nos serviços de transporte e infraestruturas, a dinamização do produto Meetings Industry e a aposta em plataformas de viagens e outras ferramentas digitais.

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) foi criada em 1997. A ATL é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do Turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência.

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