Home » Atualidade » Europa » O voto nas Europeias face ao Contexto geopolítico
O voto nas Europeias face ao Contexto geopolítico

O voto nas Europeias face ao Contexto geopolítico

O Eurobarómetro do Parlamento Europeu, divulgado na quarta-feira, 17 de abril, revela uma tendência positiva e crescente face aos principais indicadores eleitorais a poucas semanas da ida às urnas em todos os Estados-Membros, entre 6 e 9 de junho. Em Portugal vota-se a 9 de junho.

O interesse nestas eleições europeias, o conhecimento sobre a data em que se realizam e o interesse em votar, são exemplos de indicadores que aumentaram desde o último inquérito (outono de 2023). Estas tendências crescentes são ainda mais significativos em comparação com o inquérito divulgado no período homólogo, antes das eleições europeias de 2019.

Atualmente, 60% dos cidadãos da UE dizem estar interessados em votar nas eleições europeias de junho (+3 pontos percentuais em comparação com o estudo anterior, e +11 pp em comparação com o mesmo período em 2019). Sete em cada dez europeus (71%) manifestam ser provável votar nestas eleições, o que representa +3 pontos percentuais quando comparado com o último trimestre de 2023, e +10 pp em comparação com o período homólogo em 2019.

Os resultados sugerem ainda que os cidadãos da União Europeia estão muito conscientes da importância das próximas eleições europeias, considerando o atual contexto geopolítico, sendo que oito em cada dez (81%) dos inquiridos concordam que isso torna o voto ainda mais importante. Do mesmo modo, a grande maioria dos cidadãos em todos os Estados-Membros concorda com esta afirmação – em Portugal chega aos 90%.

Há mais portugueses interessados em votar nas Eleições Europeias de 9 de junho

Mais de oito em cada dez portugueses (81%) considera que Portugal tem uma voz na União Europeia, e quando questionados sobre as próximas eleições europeias, que decorrem no dia 9 de junho, 46% dos inquiridos consideram o exercício do voto muito importante, 51% diz ter interesse, e 57% que é provável exercê-lo.

Apesar de este último ser um valor ainda abaixo da média europeia (que é de 71%), está 10 pontos percentuais acima do Eurobarómetro divulgado no mesmo período antes das últimas eleições europeias, de 2019. Ainda assim, 71% dos portugueses demonstraram não ter conhecimento exato da data em que se realizam estas eleições – 9 de junho.

Os portugueses (55%) gostariam de ver a economia e criação de empregos como principal questão a ser debatida durante a campanha eleitoral – uma preocupação acima da média europeia, que é de 31%. Em Portugal, os cidadãos priorizam ainda a luta contra a pobreza e a exclusão social (52%) e o apoio à saúde pública (48%) – à semelhança da maioria dos europeus, que colocam a luta contra a pobreza e a exclusão social (33%) e a saúde pública (32%) como principais preocupações a ser debatidas.

A defesa e segurança da União Europeia também surgem no topo das prioridades: em quarto lugar tanto para a média portuguesa (25%), como para a média europeia (31%). Esta é uma preocupação que aumentou ao longo da legislatura, no seguimento da agressão da Rússia contra a Ucrânia. A defesa e a segurança da UE são atualmente mencionadas como primeiras prioridades da campanha eleitoral em nove países, com resultados mais elevados na Dinamarca (56%), Finlândia (55%) e Lituânia (53%).

O Eurobarómetro de primavera de 2024 do Parlamento Europeu foi realizado pela empresa de estudos de opinião Verian (anterior Kantar), entre os dias 7 de fevereiro e 3 de março de 2024, nos 27 Estados-Membros da União Europeia. O inquérito foi realizado presencialmente, com entrevistas em vídeo (CAVI), utilizadas na Chéquia, Dinamarca, Finlândia e Malta. Foram realizadas 26 411 entrevistas no total, das quais 1032 a cidadãos portugueses. Os resultados da União Europeia foram ponderados de acordo com a dimensão da população de cada país.

Eurobarómetro / Parlamento Europeu

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.