Home » Sociedade » Iniciativas » Óbidos celebra o Dia Europeu das Línguas
Óbidos celebra o Dia Europeu das Línguas

Óbidos celebra o Dia Europeu das Línguas

Óbidos celebra o Dia Europeu das Línguas instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. A iniciativa pretende preservar a diversidade linguística como riqueza do património comum da Europa.

O Dia Europeu das Línguas que se celebra no próximo dia 29 de setembro, entre as 14h00 e as 19h30, na vila de Óbidos, conta com um programa cultural diversificado e atividades para toda a família.

Este dia especial, organizado pela EUNIC Portugal que é apoiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pela Câmara Municipal de Óbidos, vai trazer mini-conversas («speak dating») de 5 minutos em várias línguas, vai testar os conhecimentos linguísticos dos participantes e vai permitir a participação em jogos, danças e na projeção de curtas-metragens.

Contaremos com a passagem do filme mudo “Cenere” (Cinzas) de Febo Mari (1916) acompanhado de música jazz ao vivo por Giovanni Ceccarelli (piano) e Marcello Allulli (sax). E ainda com o concerto do famoso e jovem violoncelista austríaco Lukas Lauermann.

No âmbito da iniciativa #EUandME, criada pela Comissão Europeia para aproximar os jovens da União Europeia e partilhar as oportunidades que de que dispõem ao serem cidadãos europeus, vão ser apresentadas 5 curtas-metragens, criadas especialmente para este projeto por cinco realizadores da Croácia, Polónia, Alemanha, Grécia e Finlândia.

Naocasião vai estar patente a exposição, intitulada «Palavra de Honra», que revisita exposições croatas e polacas e, sobre a presença da Língua Portuguesa no Mundo.

Neste mesmo dia, em que os tambores e as gaitas de foles galegas ecoarão pelas ruas de Óbidos, será também feito o lançamento da edição especial comemorativa do Ano Europeu do Património Cultural da Antologia «Literatura-Mundo Comparada II: O Mundo Lido: Europa», do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da versão portuguesa do livro «Cinzas» (1904) de Grazia Deledda (escritora italiana distinguida com o Nobel da Literatura em 1926), publicada pela Sibila Publicações e apresentada pela escritora Inês Pedrosa.

As atividades do Dia Europeu das Línguas vão estar concentradas na Praça de Santa Maria, na Casa José Saramago, na Livraria Santiago, na Casa da Música, na Livraria do Mercado e no Terreiro da vila de Óbidos, os participantes terão a oportunidade de interagir com 14 línguas europeias: alemão, checo, croata, espanhol (castelhano, catalão e galego), finlandês, francês, gaélico, georgiano, grego, italiano, inglês, polaco, português e romeno.

Mais informações no evento Facebook dedicado ao Dia Europeu das Línguas 2018 em Óbidos.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.