Depois de Nova Orleans ter sido arrasada pelo furacão Katrina em 2005, Brad Pitt, o ator Norte Americano, que se sente especialmente ligado à cidade por ter ali uma residência, criou um Fundação, a “Make It Right”, cujo objetivo era construir casas ecológicas no bairro “Lower Ninth Ward”, para alojar o maior número de afetados pelo Katrina.
O ator pôs mãos à obra, foram construidas as primeiras cento e cinquenta casas, mas entretanto,segundo os jornais da cidade, a humidade já invade cerca de trinta dessas casas,o que está a originar uma leva de críticas muito duras, por parte da comunidade local e de especialistas do setor, os quais afirmam que Brad Pitt é um filantropo mas não é arquiteto.
Segundo o portavoz da Fundação, esta tem previsto levar o assunto aos tribunais e exigir responsabilidades à empresa que forneceu os materiais, planificou e construiu as casas.
Os responsáveis da organização benéfica, apontam o dedo aos construtores, devido ao fato daquela ser uma zona propensa a muita humidade, facto que deveria ter sido considerado com um tipo de construção que dotasse as casas das condições necessárias, para enfrentar essa situação no futuro.
O bairro “Lower Ninth Ward”, foi um dos mais afetados pelo Katrina devido ao seu posicionamento geográfico, que se encontra abaixo do nível do mar, numa área extremamente pobre.