Concerto que integra 10 obras de Ryuichi Sakamoto (1996) e quatro de 2016, no Pequeno Auditório, do Centro Cultural de Belém (CCB), nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, às 19h00, no âmbito da exposição permanente “Objeto, Corpo e Espaço A revisão dos géneros artísticos a partir da década de 1960”.
Piano, música e imagem João Vasco
Violino Pedro Lopes
Violoncelo Fernando Costa
CCB . 8 e 9 nov . sexta: 20h00 e sábado: 19h00 . Pequeno Auditório
Ryuichi Sakamoto é um dos mais aclamados compositores do panorama internacional. Um ano após o seu falecimento a sua música continua a ser celebrada e a inspirar públicos de todas as gerações, reunindo um consenso de rara amplitude.
Da depuração melódica ao minimalismo cativante, a obra de Sakamoto evoca um eclético leque de influências, desde a música tradicional japonesa à obra de compositores eruditos como Bach, Debussy ou Schumann.
As icónicas bandas sonoras que criou para filmes como O Último Imperador, Babel, Merry Christmas Mr. Lawrence ou O Monte dos Vendavais, foram reunidas, em 1996, no trabalho discográfico 1996 – para piano, violino e violoncelo -, apresentado em duas digressões mundiais que consolidaram decisivamente o estatuto mítico deste músico e compositor.
Neste concerto de tributo a Sakamoto, apresentamos uma seleção de obras do disco 1996, interpretadas segundo as partituras originais, disponíveis numa limitada e rara edição, supervisionada e revista pelo próprio autor. O trio de piano, violino e violoncelo criado pelo pianista e compositor João Vasco é, atualmente, uma das poucas formações no mundo a apresentar a obra 1996 em concerto.
João Vasco é autor do disco e concerto 2016, apresentado em países de quatro continentes desde 2019, no qual homenageia Sakamoto, tendo criado obras musicais inspiradas no universo musical deste compositor, mais concretamente do disco 1996.
Para este concerto selecionámos dez obras de 1996 e quatro obras de 2016, e, à semelhança das apresentações do próprio Sakamoto, todas as músicas serão acompanhadas por obras de vídeo arte, concebidas para este projeto pelo pianista João Vasco, também fotógrafo e videasta premiado.
Este concerto integra uma programação conjunta entre as Artes Performativas e Pensamento do CCB e o MAC/CCB, no âmbito da exposição permanente “Objeto, Corpo e Espaço A revisão dos géneros artísticos a partir da década de 1960”.
No dia seguinte, 9 de novembro, esta mesma exposição terá um percurso de visitas guiadas ao longo do dia, com intervenções musicais em diferentes momentos. Esta programação conjunta pode ser consultada com mais detalhe aqui.