Home » Economia » Imobiliário » Ocupação de Escritórios em Lisboa e Porto
Escritórios ocupados em Lisboa e Porto

Ocupação de Escritórios em Lisboa e Porto

A JLL acaba de divulgar os resultados do Office Flashpoint, revelando que no acumulado de janeiro a novembro foram ocupados 312.000 m2 de escritórios em Lisboa e no Porto. Trata-se de uma atividade recorde e que supera em 75% os 178.000 m2 tomados no mesmo período do ano passado, nas duas regiões.

Lisboa soma 259.200 m2 de ocupação até novembro, um valor nunca visto neste mercado, onde foram concretizados 186 negócios com uma área média de cerca de 1.400 m2. A área ocupada reflete um crescimento de 88% face ao período homólogo, quando foram tomados 137.900 m2. Em 2022 e à data, o Parque das Nações foi a localização mais dinâmica, agregando 27% da ocupação anual e refletindo uma forte atividade de pré-arrendamento, numa zona onde estão localizados boa parte dos novos edifícios de escritórios em construção na cidade. As empresas de Serviços Financeiros foram as mais dinâmicas, com 35% da área ocupada no acumulado do ano.

No Porto, a ocupação anual até novembro ascende a 52.700 m2, perfazendo 61 operações numa área média de cerca de 900 m2. Esta é uma atividade que apresenta um crescimento de 31% face aos 40.300 m2 ocupados em igual período de 2021. Na região, há um equilíbrio entre as zonas alvo de maior procura, nomeadamente Matosinhos e o CBD-Baixa, com 35% e 33% do take-up anual, respetivamente. Já entre os setores de procura mais ativos, as TMT’s & Utilities são líderes destacados do mercado a Norte, gerando 51% da ocupação anual.

O Office Flashpoint da JLL analisa ainda o desempenho mensal de ambos os mercados em novembro, dando conta de níveis de atividade menos dinâmicos que ao longo do ano. Em Lisboa foram ocupados neste mês cerca de 5.300 m2 e no Porto 3.200 m2, algo que Sofia Tavares contextualiza: “Estes últimos meses do ano têm sido menos robustos em termos de ocupação, o que é natural após um período com índices de atividade muito fortes e concretização de negócios de grande dimensão, como aconteceu no verão. Vamos ver como desempenha dezembro, que é tradicionalmente um mês muito forte”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.