Home » Sociedade » Escolas e universidade » Ocupada a Ant√≥nio Arroio pelo Fim do F√≥ssil
Ocupada a António Arroio pelo Fim do Fóssil

Ocupada a António Arroio pelo Fim do Fóssil

A escola secundária António Arroio em Lisboa, tem estado ocupada desde segunda feira. Na quinta feira, eram centenas os estudantes que bloqueavam o acesso à escola e às atividades diárias, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão de António Costa e Silva, o atual ministro da economia e do mar.

O escalamento da ocupa√ß√£o de segunda-feira surgiu como “a √ļnica resposta ao facto da maior mobiliza√ß√£o que o movimento pela justi√ßa clim√°tica j√° fez, n√£o ter tido resposta governamental” segundo William Hawkey, porta-voz desse n√ļcleo.

Sabemos da gravidade existencial da crise clim√°tica h√° d√©cadas, ningu√©m fez nem vai fazer nada se a√ß√£o s√©ria n√£o for a √ļnica op√ß√£o que deixamos vi√°vel” adiciona ainda o porta-voz, acompanhado de uma faixa onde se l√™ “direto √† educa√ß√£o ou direto √† vida?“.

Apesar do diretor se dizer solidário na comunicação social, alunos foram trancados no telhado do estabelecimento de ensino pela direção, que terá também cortado o acesso a água aos estudantes no edifício, e retirado um telemóvel.

As ocupa√ß√Ķes do movimento “Fim ao F√≥ssil” continuam em outras cinco institui√ß√Ķes de ensino com centenas de estudantes, e conflito crescente devido √† falta de resposta √†s suas reivindica√ß√Ķes. Mobilizam-se agora para apoiar a multid√£o √† porta do escola secund√°ria bloqueada.

Paralelamente, estudantes do Instituto Superior Técnico estão a ser ameaçados pela direção de serem removidos pela polícia desde ontem à noite.

O comunicado enviado pela organização aponta ainda para uma manifestação aberta a toda a sociedade civil, que ocorrerá este sábado dia 12 às 14h no Campo pequeno.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.