Site icon Ipressjournal

Ocupada a António Arroio pelo Fim do Fóssil

Ocupada a António Arroio pelo Fim do Fóssil

A escola secundária António Arroio em Lisboa, tem estado ocupada desde segunda feira. Na quinta feira, eram centenas os estudantes que bloqueavam o acesso à escola e às atividades diárias, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão de António Costa e Silva, o atual ministro da economia e do mar.

O escalamento da ocupação de segunda-feira surgiu como “a única resposta ao facto da maior mobilização que o movimento pela justiça climática já fez, não ter tido resposta governamental” segundo William Hawkey, porta-voz desse núcleo.

Sabemos da gravidade existencial da crise climática há décadas, ninguém fez nem vai fazer nada se ação séria não for a única opção que deixamos viável” adiciona ainda o porta-voz, acompanhado de uma faixa onde se lê “direto à educação ou direto à vida?“.

Apesar do diretor se dizer solidário na comunicação social, alunos foram trancados no telhado do estabelecimento de ensino pela direção, que terá também cortado o acesso a água aos estudantes no edifício, e retirado um telemóvel.

As ocupações do movimento “Fim ao Fóssil” continuam em outras cinco instituições de ensino com centenas de estudantes, e conflito crescente devido à falta de resposta às suas reivindicações. Mobilizam-se agora para apoiar a multidão à porta do escola secundária bloqueada.

Paralelamente, estudantes do Instituto Superior Técnico estão a ser ameaçados pela direção de serem removidos pela polícia desde ontem à noite.

O comunicado enviado pela organização aponta ainda para uma manifestação aberta a toda a sociedade civil, que ocorrerá este sábado dia 12 às 14h no Campo pequeno.

Partilhe:
Exit mobile version