Home » Atualidade » Internacional » Oficiais da GNR participaram no AQUAPOL 2019
Oficiais da GNR participaram no AQUAPOL 2019

Oficiais da GNR participaram no AQUAPOL 2019

A 2ª edição formativa da “Aquapol Academy Maritime Security Tranining Course”, que decorreu no Porto de Marselha em França, de 23 de setembro a 4 de outubro, contou com a presença de Oficiais da GNR.

Participaram neste evento coordenado pela AQUAPOL – International Police Cooperation on the Water, em representação de Portugal, dois oficiais da Unidade de Controlo Costeiro e do Grupo de Intervenção de Operações Especais, respetivamente.

Esta ação contou com a presença de diversas organizações militares e civis, oriundas de 12 países, entre estados membros da União Europeia (UE), América do Norte e América do Sul, nomeadamente, Alemanha, Argentina, Bélgica, Chipre, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Portugal, Roménia e Suécia.

O objetivo do “Aquapol Academy Maritime Security Tranining Course” consistiu em apoiar a formação ministrada nas várias organizações, pertencentes à AQUAPOL e colaboradores, procurando harmonizar as condutas de atuação, através da partilha de experiências, know-how e boas práticas, promovendo uma melhoria das capacidades de cada um e desenvolvimento de procedimentos standard.

O evento da AQUAPOL ACADEMY 2019, subdividiu-se em quatro temáticas fundamentais para a política europeia atual de gestão de fronteiras: segurança marítima em navios mercantes; combate à criminalidade ambiental nos portos e nas águas sob o domínio marítimo da UE; seguimento de embarcações e intelligence; segurança em navios ferry e nos terminais de passageiros na UE.

Desde a sua génese em 2002, que a AQUAPOL intenta desenvolver e fortalecer a segurança marítima e proteção do ambiente no domínio marítimo europeu, através de uma cooperação transfronteiriça constante e eficaz entre as várias forças policiais e civis que operam nesta matéria. Este evento, com a sua primeira edição em 2018, integra a componente de Formação (AQUAPOL ACADEMY) desta organização europeia, sendo que os outros dois pilares que a constituem são as componentes de Intelligence e Operações.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.