Home » Municipios » Oficialmente reaberto o Polo de Saúde de Vaqueiros
Oficialmente reaberto o Polo de Saúde de Vaqueiros

Oficialmente reaberto o Polo de Saúde de Vaqueiros

O Secretário de Estado de Saúde, Manuel Delgado, presidiu na quinta feira (30) em Vaqueiros, Alcoutim, à cerimónia de reabertura oficial do renovado Polo de Saúde da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Aleo, instalado na antiga Escola Primária da aldeia.

O Secretário de Estado, mostrou-se particularmente “emocionado” com a reabertura deste Polo de Saúde, afirmando que tinha ficado “impressionado e chocado com as dificuldades das pessoas muitas delas já idosas, obrigadas a deslocações de Vaqueiros até Martim Longo ou Alcoutim, para poderem ser acompanhados clinicamente”. Na ocasião, o governante destacou o empenho da autarquia nesta luta em prol da população, reconhecendo que “não foi um processo fácil” mas que foi uma conquista, graças ao empenho de todos.

Manuel Delgado, destacou ainda que o governo está a apostar na criação de novos Centros de Saúde em todo o País. “Temos em curso um programa de cerca de 90 Centros de Saúde, entre edifícios recuperados ou novos, mas também temos a ambição de nesta legislatura, possibilitar a todos os cidadãos um Médico de Famíliao. Temos projetado ter até 2019-2020, toda a população coberta.

“Desde o início da legislatura, já foi possível proporcionar médico de família a mais de 600 mil pessoas. Esperemos que isso contribua para um Serviço Nacional de Saúde fortalecido, mais racional mas mais próximo do cidadão, destacou. Esta reabertura é um exemplo, que levo no coração, pela capacidade de luta por voltar a ter aquilo que se perdeu”, concluiu.

Nesta cerimónia, o Secretário de Estado, esteve acompanhado pelo Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, da Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, Luísa Prates, e cerca de duas dezenas de utentes.

O renovado Pólo de Saúde, integrado no ACES Sotavento, abrange cerca de 350 utentes e funciona às terças e quintas-feiras, das 14:00 às 17:00 horas, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico, equipa que em breve deve ser reforçada com mais duas médicas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.