Home » Agenda » Eventos Locais » Oficina de Agricultura Regenerativa em Lagoa no Algarve
Oficina de Agricultura Regenerativa em Lagoa no Algarve

Oficina de Agricultura Regenerativa em Lagoa no Algarve

O Município de Lagoa anuncia a realização da Oficina presencial de Agricultura Regenerativa, no âmbito dia Dia Mundial da Monitorização da Água, iniciativa integrada ainda na semana do Ecology Day promovida pela SPECO, que contará com a presença de Jerónimo Silva, Eng.º Biofísico e Agrónomo.

Nesta Oficina pretende-se dar a conhecer a agricultura regenerativa, de forma a dar aos participantes, ferramentas para aplicar as técnicas de agricultura regenerativa nos seus quintais, jardins ou pomares, promovendo a biodiversidade e a tão necessária regeneração dos solos, num equilíbrio produtivo com a natureza.

O ser humano, assim como todos os restantes seres vivos, necessitam de recursos naturais para a sua atividade diária e sobrevivência. Assim sendo, desde a revolução do Neolítico, o ser humano tem criado tecnossistemas, através da alteração dos ecossistemas naturais para sistemas que aumentem a disponibilidade de biomassa (madeira, folhas, frutos, raízes ou sementes) para a utilização humana (Metabolismo Social).

De acordo com Hooke et al. (2012), os seres humanos transformaram diretamente mais de metade da superfície terrestre – aproximadamente 43,5 milhões de quilómetros quadrados – convertendo a maioritariamente em Terra de cultivo e pastagem, mas também para construir cidades, centros comerciais e reservatórios, e para Exploração florestal, mineira e de pedreiras.

A necessidade de nos dissociarmos o nosso modo de produção e de consumo da degradação ambiental, é um desafio no sentido de precisarmos encontrar soluções que garantam um uso eficiente e sustentável de recursos, ao mesmo tempo que sejam capazes de produzir resultados económicos.

Desta forma, torna-se urgente a adopção de sistemas de cultivo integrados que nos permitam manter os ecossistemas e as espécies nativas, ao mesmo tempo que asseguramos a nossa segurança alimentar.

Neste contexto, surge o conceito de agricultura regenerativa.

A agricultura regenerativa é uma abordagem de conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas. Ela se concentra na regeneração do solo fértil, no aumento da biodiversidade, na melhoria do ciclo da água, no aprimoramento dos serviços ambientais, no suporte ao sequestro de carbono, no aumento da resiliência às mudanças climáticas e no fortalecimento da saúde e vitalidade do solo agrícola.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.