Site icon Ipressjournal

Oficinas de Gamelão da Ilha de Java no Museu do Oriente!

Oficinas da Escola de Gamelão da Ilha de Java no Museu do Oriente

Oficinas da Escola de Gamelão da Ilha de Java no Museu do Oriente

O Museu do Oriente organiza de 23 de Fevereiro a 9 de Maio, a VIII Escola de Gamelão da Ilha de Java, com workshops para todas as idades, que proporcionam o contacto directo com os vários instrumentos que compõem esta orquestra de percussão e a aprendizagem de músicas tradicionais indonésias.

Composto por metalofones, xilofones, gongos, tambores, entre outros, o gamelão funciona como uma orquestra, pois requer vários executantes a tocar os respectivos instrumentos em sintonia. O resultado final resulta dos vários sons produzidos individualmente, num interessante jogo de complementaridade e coordenação.

Desde delicadas teclas metálicas a enormes gongos e tambores, os participantes vão explorar as sonoridades do gamelão bem como aprender músicas tradicionais indonésias, num espírito de partilha e de trabalho de equipa.

A VIII Escola de Gamelão da Ilha de Java oferece actividades para todas as idades, com workshops de segunda a sexta-feira para grupos escolares (do jardim-de-infância ao ensino universitário e sénior) e oficinas ao fim-de-semana para bebés, crianças, jovens e famílias.

Tradicionalmente interpretado em actuações teatrais ou rituais de adoração aos deuses, o gamelão é um instrumento tradicional da Indonésia, cuja sonoridade rica e subtil tem encontrado muitos apreciadores no Ocidente.

A VIII Escola de Gamelão da Ilha de Java conta com a colaboração da Embaixada da Indonésia e os workshops são orientados por Elisabeth Davis, licenciada pela Universidade de Nottingham e pela Royal Academy of Music (Londres), timpanista e chefe de naipe de percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Partilhe:
Exit mobile version