Home » Cultura » Museus » Oficinas de Ikebana e Kangxi no Museu do Oriente
Oficinas de Ikebana e Kangxi no Museu do Oriente

Oficinas de Ikebana e Kangxi no Museu do Oriente

Ikebana, a arte do arranjo floral, e Kangxi, uma técnica de encadernação, são as artes tradicionais do Japão que o Museu do Oriente dá a conhecer em duas oficinas práticas que se realizam nos dias 13 e 24 de Setembro.

Também conhecido como “o caminho das flores”, Ikebana era, na sua origem, um ritual de oferenda feito nos templos budistas do Japão do século VI. Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção entre linhas, ritmo e cor. A simplicidade é altamente valorizada, bem como a existência do vazio (espaço não preenchido). Neste workshop são revelados os segredos desta arte floral que, a partir de elementos naturais como flores, ramos e plantas, cria uma harmonia de formas e linhas no espaço.

Já a técnica de encadernação japonesa Kangxi, é dada a conhecer num workshop que se realiza no dia 24 de Setembro. Durante a sessão, cada participante é desafiado a criar um livro através da aplicação desta arte, aprendendo a preparar o tecido sobre o papel, de forma a poder forrar a capa. Por ser mais elegante e decorativa do que a costura simples, a costura Kangxi é usada em livros mais refinados e especiais. No final, cada participante terá um livro totalmente encadernado por si, através da manipulação de diferentes instrumentos e técnicas.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.