Home » Agenda » Formação » Oficinas Kikko Toji e Furoshiki no Museu do Oriente
Oficinas Kikko Toji e Furoshiki no Museu do Oriente

Oficinas Kikko Toji e Furoshiki no Museu do Oriente

O Museu do Oriente anuncia oficinas de técnicas tradicionais do Japão, sessões de encadernação Kikko Toji, no dia 15 de Abril, e da embalagem sustentável Furoshiki, no dia 29 de Abril. Os participantes vão conhecer a história destas práticas e aprender a aplicá-las no quotidiano.

Kikko Toji, que se pode traduzir como Carapaça de Tartaruga, é uma técnica de encadernação proveniente da China, de onde foi importada durante a dinastia Tang. Aperfeiçoada e requintada pelos japoneses, distingue-se por uma costura decorativa e elegante, reservada para livros de honra. Nesta oficina, a par da história da técnica, os participantes vão experimentar as diferentes fases e materiais envolvidos. No final, levarão para casa um livro totalmente encadernado por si.

A dupla de artistas que orienta esta actividade é Nic e Inês, Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora), que se dedica à criação e exposição dos seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Mais recentemente, publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia.

A oficina “Furoshiki – Embalagens Sustentáveis para o dia-a-dia”, a 29 de Abril, ensina a criar invólucros para embalar e transportar qualquer tipo de produto, utilizando apenas um único quadrado de tecido. Recorrendo apenas a algumas dobras e nós engenhosos, este quadrado de tecido pode ser adaptado a inúmeras formas e objectos, numa alternativa amiga do ambiente, que permite eliminar aos sacos de plástico.

A arte do Furoshiki remonta ao período Edo (1603-1867) e era utilizado pelos senhores feudais para guardar os seus pertences enquanto frequentavam os banhos públicos. Hoje em dia, mantém a sua utilidade e a forte ligação ao património têxtil japonês. Esta oficina está a cargo de Susana Domingues, que desde 2011 se dedica às artes tradicionais japonesas com o projecto Hands On HeArts.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.