Home » Municipios » Oliveira de Azemeis apresentou evento tradicional na BTL!
Oliveira de Azemeis - Mercado à Moda Antiga
Oliveira de Azemeis - Mercado à Moda Antiga

Oliveira de Azemeis apresentou evento tradicional na BTL!

Oliveira de Azeméis apresentou na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa a edição 2016 do seu Mercado à Moda Antiga, numa iniciativa que envolveu muitas das associações que têm participado neste evento ao longo dos últimos vinte anos.

O certame, que se realiza a 14 e 15 de maio, tem crescido de ano para ano, um crescimento que levou a autarquia a alargar a área de influência para proporcionar melhores condições físicas às associações presentes e aos milhares de pessoas que visitam a cidade nesse fim-de-semana.

O elevado número de visitantes que se aglomera nas ruas Bento Carqueja e António Alegria, as principais artérias do Mercado, e os espaços ocupados pelas associações que são cada vez em maior número, forçaram o alargamento à avenida Dr. António José de Almeida, via paralela à zona antiga.

“A viagem histórica do Mercado à Moda Antiga proporciona momentos únicos e a sua projeção tem aumentado ano após ano”, afirma Hermínio Loureiro, o presidente da autarquia.

Segundo o autarca, o evento “é uma oportunidade que o movimento associativo tem para mostrar com orgulho, a sua história e ao mesmo tempo, demonstrar a pujança do município”.

“Nesta edição assinalamos os 20 anos e, por essa razão, convido todos para fazerem uma visita às tradições históricas do município de Oliveira de Azeméis”, adianta o autarca, observando que “será um fim-de-semana inesquecível” pelo que “valerá bem a pena passear, conviver e saborear um pouco da nossa história”.

A festejar este ano duas décadas de existência, o Mercado à Moda Antiga propõe, de novo, uma viagem no tempo para recordar profissões, ofícios, tradições, artes, jogos tradicionais e o modo de vida dos oliveirenses há mais de um século.

Dezenas de associações e coletividades do concelho, com a ajuda de quase dois mil figurantes trajados ao tempo, unem-se para apresentarem uma recriação fiel do mercado que se realizava no final do século XIX na então chamada “Praça dos Vales”.

O evento é uma montra das tradições e costumes de outrora onde o visitante ou turista pode ver de tudo, devidamente decorado a rigor: artesãos, utensílios antigos, tendas com produtos agrícolas, comes e bebes tradicionais, música popular e tradicional a cargo de ranchos folclóricos, animação de rua e profissões tão distintas como a cesteira, o tecelão, a padeira que confeciona o famoso pão de Ul, o tamanqueiro, entre outros ofícios.

O centro histórico da cidade de Oliveira de Azeméis é, durante dois dias, local privilegiado de gerações que se cruzam, falam e convivem com um passado coletivo, rico de tradições e cultura. É um passado que os oliveirenses revivem com orgulho, levando para as ruas a sua identidade e história, numa demonstração clara da capacidade mobilizadora do seu movimento associativo.

O Mercado à Moda Antiga nasceu em 1997 com o objetivo de se realizar apenas nesse ano mas o projeto acabou por ter continuidade e ganhar projeção nacional. Vinte anos depois, o evento, que tem atraído visitantes de muitas regiões do país, arrasta multidões e é considerado a maior manifestação desse género na Área Metropolitana do Porto.

O vigésimo aniversário do Mercado à Moda Antiga, o maior cartaz cultural de Oliveira de Azeméis, completa-se com a edição deste ano. Vai longe o ano de 1997 quando a iniciativa, com o apoio da autarquia, se realizou pela primeira vez, por ação do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC).

Desde que em 2014 a Câmara Municipal chamou a si a organização, tem promovido o reforço da notoriedade do evento, continuando a apostar no potencial das coletividades que participam no certame.

O evento é organizado pela autarquia e tem como parceiro a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.