Home » Municipios » “ONE (HER)MAN SHOW” na Feira Terra de Maio no Azinhal
“ONE (HER)MAN SHOW” na Feira Terra de Maio no Azinhal
“ONE (HER)MAN SHOW” na Feira Terra de Maio no Azinhal

“ONE (HER)MAN SHOW” na Feira Terra de Maio no Azinhal

Herman José é o cabeça de cartaz, na décima edição da Feira Terra de Maio, que tem como palco o Centro Multiusos do Azinhal, em Castro Marim, no fim de semana, de 26 a 28 de maio. O espetáulo “ONE (HER)MAN SHOW”, protagonizado pelo humorista Herman José, tem lugar no sábado, 27, pelas 22h00.

A Feira Terra de Maio no Azinhal, afirma-se a cada nova edição, palco de produtos e artistas, que reforçam a identidade local, com uma mostra do que melhor se faz na região, desde a arte, gastronomia à música.

Tendo como divisa a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a Terra de Maio oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, mostra de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliês infantis e muita animação musical.

Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) promove a 2ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite, produzido no Centro Multiusos e servido na feira, no dia 27 de maio, pelas 18h00.

A abertura da Terra de Maio, no dia 26, pelas 18h00, será animada pelo grupo “BomBoémia” e é marcada pela inauguração da exposição “Artefactos do Mundo Rural”, uma cortesia de Clara Assunção. Segue-se, pelas 18h30, um porto de honra com a Vinhos do Algarve e a “Demonstração Enogastronómica Mediterrânica”, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António. A animação musical desta noite arranca com o grupo de baile “+ 2”, pelas 19h30, seguindo-se o espetáculo da “GANDABANDA”, pelas 22h00. O primeiro dia da Terra de Maio encerra com o DJ Gustavo Vera.

No sábado, a manhã é dedicada ao seminário “Oportunidades da Serra ao Mar”, com a participação estreita da Direcção Regional de Agricultura, Grupo de Acção Costeira do Sotavento, Associação Terras do Baixo Guadiana e Associação ODIANA. O seminário está dividido em três painéis: “Explorações Agrícolas e Segurança no Trabalho”, “Sinergias do Setor Agroalimentar” e “Sistemas de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, para a Serra e para o Mar”. Será apresentado, em primeira mão, o diagnóstico do sector agroalimentar do Baixo Guadiana e seu impacto do Turismo, projecto co-financiado pelo Algarve 2020, e promovido pela ODIANA. Um importante instrumento para reflectir sobre nichos de mercado a explorar no território.

Pelas 15h00 começam os workshops, onde podem aprender a fabricar queijo artesanal ou a arte da ordenha (mediante inscrição prévia no local). Em simultâneo decorrem o “Ateliê do Burro” e equitação (aprendizagem). Depois das 16h30 têm lugar as apresentações e degustações de “Chocofigo” e dos “Vinhos Regionais do Algarve”, pela Rota dos Vinhos.

No final da tarde, pelas 18h00, decorre o “Ateliê do Pão” e a recriação da “Vila de Amêijoas”, pela Cooperativa Formosa. Em simultâneo, decorre a já referida 2ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” e as demonstrações equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”. Segue-se o desfile “Bioco Tradition”, coleção primavera 2017, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias e que alcança uma notoriedade já nacional.

Às 19h00 os visitantes poderão apreciar o showcooking do chef Pedro Jorge, ex-concorrente do programa Masterchef Júnior, e a atuação do Rancho Folclórico do Azinhal. Pela hora de jantar, é o “Duo Reflexo” que anima o evento, até à altura do grande espetáculo de Herman José, pelas 22h00.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo (28), começa pelas 8h30 com o 2º Encontro de Motorizadas, com encontro marcado no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada organizada pela Universidade do Tempo Livre, com partida do Centro Multiusos.

Pelas 13h00, decorre a entrega de prémios do 21º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia.

A tarde abre com novas sessões dos workshops de queijo artesanal e da arte da ordenha, uma inovação desta edição da feira, e com outras atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças. Segue-se o Laboratório de Gostos, com produtos regionais, e a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Garcia Diaz”. Destaque, às 18h00, para a apresentação e degustação da Cerveja Artesanal de Alfarroba, pelos Cervejeiros Mouros.

Em palco, na última noite e a fechar a 10ª edição da Terra de Maio, a Banda Musical Castromarinense (19h15) e o grupo “D’Empreitada” (20h00).

A organização dos showcookings está integrada no âmbito do projeto “Choose Our Food”, da Associação Odiana, cujos objetivos passam por maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e Turístico, tendo em vista a sensibilização para os fatores críticos de competitividade, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação – Baixa Densidade, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, através do FEDER.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Eurocidade do Guadiana, marca Natural.pt, Gran-Plaza Tavira e Associação Odiana, integrada no programa Bandeira Azul.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.