Home » Cultura » Música » Ópera – Cavalleria Rusticana – no Coliseu Porto Ageas
Ópera - Cavalleria Rusticana - no Coliseu Porto Ageas

Ópera – Cavalleria Rusticana – no Coliseu Porto Ageas

No assinalar do 80.º aniversário, o Coliseu Porto Ageas volta a ser palco de ópera na cidade do Porto, com uma nova produção de “Cavalleria Rusticana”, a obra-prima de Pietro Mascagni. A estreia acontece na noite de 9 de junho e conta com o Coro e Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade.

Com direção musical do maestro José Ferreira Lobo, encenação de Alfonso Romero e cenografia de Miguel Massip, “Cavalleria Rusticana” é uma ópera em um ato onde o amor, a traição e a vingança são os ingredientes principais.

Estreada em Roma, em 1890, e considerada a primeira ópera verista italiana, corrente que introduziu um maior realismo na narrativa, por oposição ao romantismo, “Cavalleria Rusticana” vai ser apresentada no Coliseu Porto Ageas com corpos artísticos e solistas nacionais, ou fixados em Portugal, de grande talento, como Maria Ermolaeva (Santuzza), Pedro Rodrigues (Turiddu), Gisela Sachse (Lucia), Pedro Telles (Alfio) e Patrícia Quintas (Lola).

A ação decorre na manhã de Páscoa, numa aldeia Siciliana, e conta a história de Turiddu e de Santuzza. Ao regressar a casa do serviço militar, Turiddu descobre que a sua noiva, Lola, se casou com Alfio, um rico camponês. Na esperança de lhe provocar ciúmes, Turiddu seduz Santuzza. Lola acaba por se envolver com Turiddu, e Santuzza, de coração partido, revela a Alfio a infidelidade entre os dois amantes. Desafiado por Alfio para um duelo, Turiddu despede-se da mãe e parte para o seu encontro, que poderá ser fatal.

Com libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e de Guido Menasci, “Cavalleria Rusticana” contém algumas das mais belas árias, como a siciliana “O Lola c’hai di latti la cammisa”, o poderoso hino “Inneggiamo, il Signor non è morto…”, “…a te ! la mala Pasqua!!!”, e o cinematográfico “Intermezzo”.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Coliseu, Ticketline e locais habituais. Na compra das duas produções operáticas encomendadas pelo Coliseu para 2021 – “Cavalleria Rusticana” e “Così fan tutte”, de Mozart, com estreia marcada para 4 de setembro -, existe um desconto de 25%.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.