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Operadores fluviais no Douro reclamam mau serviço da CP
Operadores fluviais no Douro reclamam mau serviço da CP

Operadores fluviais no Douro reclamam mau serviço da CP

As empresas de transporte turístico no Rio Douro, reclamam o “mau serviço” que a CP continua a prestar na linha do Douro”, com prejuízo para o setor de turismo fluvial e para a imagem da região.

Em comunicado dirigido às redações, três empresas de cruzeiros diários no rio Douro, “responsáveis por 85% do movimento registado neste segmento do turismo fluvial duriense em 2015”, afirmam que ao contrário da promessa da transportadora ferroviária, as “fragilidades operacionais” subsistem e os transtornos causados às pessoas e aos operadores turísticos, continuam a evidenciar uma “oferta insuficiente e desajustada da procura”.

Para estes operadores turísticos, “o serviço continua a ser mau, não se tendo registado quaisquer melhorias, ao contrário das promessas feitas publicamente pela própria CP, em comunicado de 12 de maio último”.

“Continua a haver ligações suprimidas em cima da hora, sobrelotação das carruagens, faltas de manutenção e avarias recorrentes do material circulante, falhas nos sistemas de ar condicionado, carruagens grafitadas (vidros incluídos) e o recurso reiterado a autocarros, que fazem por via terrestre o percurso que milhares de turistas antecipadamente escolheram fazer por ferrovia”.

As empresas Barcadouro, Rota do Douro e Tomaz do Douro, operadores marítimo-turísticos responsáveis por cerca de 85% dos cruzeiros diários realizados em 2015, na Via Navegável do Douro, que fariam transportar neste fim de semana, cerca de 1.400 turistas nos comboios da CP, viram mais uma vez a sua expetativas goradas.

Com a baixa de qualidade da CP naquela linha, “a alternativa volta a ser o transporte terrestre, o que nem todos os turistas aceitam e acarreta perdas não desprezáveis a três empresas que no ano passado compraram à CP mais de 750 mil euros em viagens de comboio”

Nesse sentido, as empresas “expressam a sua indignação pela falência das prometidas ‘soluções” adotadas (?) pela CP e pelo ‘reforço’ do material circulante previsto para a referida linha no pico da atividade turística, subsistindo uma oferta insuficiente e desajustada da procura e continuam as suspeitas de desvio de automotoras e carruagens desta para outras linhas, como terá acontecido neste fim-de-semana, com os “comboios especiais” entre Nine e Viana do Castelo”.

Para estas empresas que vão apresentar a situação junto das várias entidades com responsabilidades no setor fluvial, de transportes, de turismo e autarquias, “Só dotando a empresa a quem foi atribuído o serviço público ferroviário dos meios e condições necessários ao cumprimento da sua missão, em benefício das pessoas, da mobilidade territorial e da economia nacional, será possível continuar a promover e valorizar os produtos turísticos associados ao Douro”.

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