Home » OPINIÃO... » Artigo de Opinião » Opinião do idealista sobre a última decisão do BCE
Opinião do idealista sobre a última decisão do BCE

Opinião do idealista sobre a última decisão do BCE

Na sequência da última reunião do Banco Central Europeu (BCE), Miguel Cabrita, responsável do idealista/créditohabitação Portugal, explica que ” “Com base no resultado da reunião do BCE de hoje, podemos tirar duas conclusões: a primeira confirma, sem dúvida, que a direção das taxas de juro no futuro próximo é descendente, indicando que o ponto mais alto da curva já ficou para trás.

A segunda conclusão, que atualmente preocupa mais o BCE, está relacionada com o momento e a intensidade da descida das taxas. É evidente que ainda enfrentamos algumas pressões inflacionárias, sendo o receio predominante nos bancos centrais a redução das taxas apenas para, posteriormente, terem de as aumentar. Por isso, estão a adotar uma abordagem cautelosa e aguardarão por uma confirmação sólida antes de iniciar a trajetória descendente.

Por outro lado, a desaceleração das principais economias europeias, juntamente com o seu impacto nos níveis de emprego, leva-nos a acreditar que a primeira redução está cada vez mais próxima. Se a economia continuar a enfraquecer e isso se refletir de forma definitiva nos preços, o BCE poderá até antecipar a medida antes do verão.

O impacto nas taxas de juros tende a ser positivo, especialmente no caso da Euribor a 12 meses, embora prazos mais curtos possam não experimentar uma redução substancial até que as alterações nas taxas de referência do BCE se materializem.

Para os portugueses com crédito habitação de taxa variável, sobretudo aqueles com revisões a partir de abril, vão começar a sentir os efeitos da diminuição na Euribor. Já os que têm revisão na segunda metade do ano observarão uma redução mais expressiva nas suas prestações mensais.

Para os potenciais compradores de habitação, esta é também uma boa notícia, uma vez que, no início do ano, já se verifica a maioria dos bancos a reduzir as suas ofertas de crédito habitação, uma tendência que antecipamos que se consolide ao longo do ano.”conclui o especialista.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.