Home » Economia » Conferências » Opion leaders debateram o Brexit e o impacto no Turismo
Opion leaders debateram o Brexit e o impacto no Turismo
António Ramalho, Bernardo Trindade, João Fernandes, João Caiado Guerreiro, Rui Meneses Ferreira, Reinaldo Teixeira.

Opion leaders debateram o Brexit e o impacto no Turismo

A conferência ‘Brexit: que impacto no Turismo Residencial?’, que decorreu na FIL, durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), contou com a participação de importantes “Opion leaders”, que debateram o tema que está na ordem do dia.

Esta conferência teve como objectivo, analisar não só a forma como o Brexit poderá afectar o Turismo Residencial, mas também o impacto e como continuar a atrair os Investidores Internacionais.

António Ramalho, Presidente do Novo Banco, alertou para a necessidade do país implementar um regime fiscal competitivo e estável para continuar a ser atrativo para o investimento estrangeiro. O responsável pelo Novo Banco, afirmou na sua intervenção que “a estabilidade é absolutamente essencial para a atração do investimento”.

Sobre o impacto do Brexit no turismo residencial, António Ramalho avançou que o Reino Unido é muito mais agressivo na captação de investimento de residentes ricos, muito mais agressivo que Portugal na venda de produtos como o Visto Gold, negoceia ‘à la carte’ e Portugal não tem ainda os mesmos instrumentos ao nível dos residentes. Aquele responsável adiantou que os regimes de incentivo e que trazem investimento, criando directa e indirectamente muitos postos de trabalho, deviam alargar-se também às empresas.

Também presente na conferência, João Fernandes, Presidente da Região de Turismo do Algarve, salientou que Portugal está preparado para o Brexit. Lembrou que o nosso país foi o primeiro a aplicar um plano de contigência com um conjunto de medidas, de forma unilateral e que foi entendido pelo britânicos, seja para quem vive no nosso país, como no seu país. “Todas as medidas foram cumpridas. O facto de termos sido os primeiros foi uma vantagem. O Turismo do Algarve e de Portugal têm feito um reforço das ligações aéreas, nomeadamente na região do Algarve com ligações a 25 aeroportos do Reino Unido, asseguradas por mais de 10 companhias”, esclareceu.

João Fernandes indicou ainda que vão continuar a reforçar a promoção do destino do Algarve. “Temos sempre antecipado as expectativas menos positivas. Não podemos fazer futurologia mas devemos continuar a reforçar a capacidade das nossas escolas internacionais. Não esquecendo também que foi reforçado o Portugal Health Passaport e isto são sinais positivos”.

Bernardo Trindade, Presidente do Comité Executivo do Portugal In, realçou igualmente o alargamento na relação com o Reino Unido. O responsável destacou dois aspectos neste processo. “Existem áreas que têm responsabilidades público-privadas que são absolutamente essenciais continuar a apresentar propostas, de forma a assegurar questões fundamentais como a saúde e a educação”, admitiu, afirmando que é prioritária a estabilidade fiscal, no entanto, assegurou que Portugal está a cumprir, o que permite olhar a médio e longo prazo com otimismo.

Rui Meneses Ferreira, presidente da APR, referiu que existe a necessidade de investir em medidas estruturais como por exemplo, “uma questão transversal ao turismo residencial, que é a falta de mão de obra qualificada”.

Um tema também referenciado por Reinaldo Teixeira, Vice presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que reforçou a necessidade de criar condições para que se contrate mão de obra estrangeira, porque a falta de profissionais está a condicionar o desenvolvimento e crescimento do setor.

Reinaldo Teixeira acrescentou ainda que apesar de algum receio do futuro, existe espaço para crescer no imobiliário no segmento médio e médio alto mas com qualidade. “É necessário continuar a criar medidas, como tem feito o Turismo do Algarve de de Portugal, para acarinhar e incentivar para que os britânicos continuem a visitar e a investir no Algarve”. O responsável assegurou que o nosso país será sempre acolhedor e muito atrativo para o investimento.

A conferência ‘Brexit: que impacto no Turismo Residencial?’, decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL) – no âmbito do Salão Imobiliário de Portugal – SIL 2019, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de Outubro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.