Home » Saúde » Oposição acaba com a U.M. de Saúde de Castro Marim
Oposição acaba com a U.M. de Saúde de Castro Marim

Oposição acaba com a U.M. de Saúde de Castro Marim

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) do concelho de Castro Marim, tem a sua atividade encerrada devido ao chumbo da oposição, na última reunião de câmara.

Francisco Amaral, o presidente da câmara municipal de Castro Marim, também médico e fundador da primeira UMS do país em Alcoutim (1995), manifestou-se na reunião de câmara, contra a iniciativa da oposição, declarando que “isto é uma decisão inexplicável, penalizadora das gentes frágeis de Castro Marim, eu diria até que é uma decisão criminosa. O povo de Castro Marim não merece isto”.

A funcionar desde há 3 anos, graças ao protocolo com a Associação Social da Freguesia de Odeleite, a Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim foi a primeira no país a garantir um médico a tempo inteiro, para além dos serviços de enfermagem.

Aquela unidade, percorria diariamente o interior do concelho, prestando cuidados a uma população envelhecida e carenciada nas cerca de 100 povoações mais dispersas e isoladas.

No entanto, em reunião de câmara, a proposta de continuidade apresentada pelo executivo com pelouros foi chumbada, por se considerarem inadequados os moldes em que esta UMS tem prestado os seus serviços.

A UMS de Castro Marim funcionava em articulação com a Associação Social da Freguesia de Odeleite, a Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal, Centro de Saúde de Castro Marim e ARS Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.