Home » Saúde » Optometristas questionam sobre vacinação COVID-19
Optometristas questionam sobre vacinação COVID-19

Optometristas questionam sobre vacinação COVID-19

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), que representa mais de 1.276 optometristas em Portugal, questionou o Ministério da Saúde sobre o prazo previsto para o processo de vacinação dos optometristas.

“Os Optometristas são profissionais de saúde e igualam os restantes profissionais de saúde no risco de exposição ao contágio por SARS-CoV-2. Os cuidados que prestam são de elevadíssima proximidade do rosto dos utentes e das suas vias respiratórias. Acresce que o contágio através de aerossol não se limita à inalação ou contacto com as vias aéreas do recetor, mas há também referências científicas para o contágio através da superfície ocular”, afirma Raúl de Sousa, Presidente da APLO.

E continua: “No que respeita aos cuidados para a saúde da visão, a pandemia evidenciou todos os defeitos, más práticas e gestão inadequada da prestação destes cuidados no SNS. É a tempestade perfeita! Barreiras de acesso aos cuidados para a saúde da visão intransponíveis para a maioria dos portugueses, típicas das décadas anteriores, exponenciadas pelo encerramento da atividade assistencial, num ano absolutamente invulgar. A solução encontrada até à data, é fazer o mesmo que sempre falhou e esperar que os resultados sejam diferentes.”

Para Raúl de Sousa “é imperioso o entendimento sobre a necessidade de Portugal seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nestas incluem-se as que versam as intervenções para o erro refrativo, descritas na versão preliminar do Compêndio da Organização Mundial da Saúde, com referência central ao papel do Optometrista”.

Os Optometristas realizam dois milhões de consultas todos os anos, e estão na linha da frente para a principal causa de deficiência visual e cegueira evitável. Esta é uma classe que aguarda o reconhecimento do Estado Português, a partir de uma iniciativa legislativa que materialize o que já se pratica há 30 anos em Portugal e há 250 anos no mundo: a definição do acesso e regulação da profissão de Optometrista, que protege tanto os profissionais como os utentes.

Até à data, a APLO aguarda pela informação sobre o momento para a vacinação dos optometristas ao SARS-CoV-2 e lamenta a falta de informação proveniente da Direção-Geral da Saúde.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.