Home » Gastro & Vinhos » Eventos Gastronómicos » Ordem da Cabidela anuncia o regresso dos encontros
Ordem da Cabidela anuncia o regresso dos encontros

Ordem da Cabidela anuncia o regresso dos encontros

Os almoços e Jantares da Ordem da Cabidela estão de volta a 11 de Maio, iniciativa que vai percorrer o país de norte a sul. A Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, recebe o primeiro almoço do ano da com João Simões no papel de chefe anfitrião.

Entende-se por cabidela um guisado que incorpora sangue de animal, mas o conceito não se extingue aqui. Há tradição na forma de fazer, mas também existe espaço para a sua reinvenção.

Respeitando a mescla entre a tradição e a inovação, a Ordem da Cabidela surge como forma de celebrar este prato tradicional português. O movimento com mais de 1000 membros nasceu em 2016 pela batuta das Edições do Gosto. O elogio a tão adorada iguaria, distingue os convidados com o grau de cavaleiros, em cerimónia de entronização.

“A Ordem da Cabidela é a celebração da gastronomia. Já somos mais de um milhar de pessoas a aceitar a cabidela como metáfora e a ter participado num destes momentos em que diferentes chefes de cozinha se juntam para partilhar a boa gastronomia, com criatividade e diversão”, afirma Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto.

Este ano, os eventos têm início a 11 de maio, na Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, com o chefe João Simões, do restaurante Casta 85. Depois segue para o Restaurante Muralhas, em Leiria, do chefe João Cordeiro, a 20 de junho. O terceiro e quarto jantares têm lugar no Restaurante Porinhos, em Fafe, do chefe Diogo Novais Pereira, a 18 de setembro e no Restaurante Numa, em Portimão, do chefe Nuno Martins, a 11 de outubro. A 7 de novembro, Oeiras recebe o penúltimo jantar da iniciativa no Restaurante Zé Varunca. O derradeiro jantar da Ordem acontece a 9 de dezembro, na Casa Chef Victor Felisberto, em Abrantes.

Na Quinta do Monte d’Oiro o elenco será de luxo, com João Simões a receber em Alenquer os convidados Alexandre Silva, do Loco (uma estrela Michelin) e do Fogo, Carlos Gonçalves, do Kampo e do Akua, Manuel Bóia, do Palácio do Chiado, Gastão Reis, do Do it Gastro, Maria Ramos, do Bairro Alto Hotel, Ana Vinagre, do JNcQUOI, Joana Pires, da Casta 85, Miguel Ribeiro, do Kabuki (uma estrela Michelin) e Ricardo Coutinho, do Cão Raposo. As reservas devem ser feitas para o número 915 761 911.

Por convite ou aquisição, os comensais presentes nos jantares são ordenados “Cavaleiros da Ordem da Cabidela”, recebendo uma “pena” prateada, num colar vermelho que simboliza a sua entronização.

Um evento Ordem da Cabidela é um momento para celebrar a gastronomia em ambiente descontraído e informal. Cada chefe anfitrião é desafiado a convidar um conjunto de chefes para preparar um menu onde se inclui a tradicional cabidela e também outros pratos inspirados na iguaria homenageada, desde as entradas à sobremesa. Durante o evento, acontece a entronização e o momento de todos juntos, pela gastronomia gritarem: Pela Ordem!

As reservas deverão ser feitas junto de cada restaurante.Os chefes convidados e respetivos menus vão sendo anunciados mais perto das datas de cada evento, na página oficial da Ordem da Cabidela, em egosto.pt/ordem-da-cabidela ou nas redes sociais do evento em @ordemdacabidela.

Detalhes dos jantares da Ordem da Cabidela em 2024:

11 Maio| Alenquer | 12h
Quinta do Monte d’Oiro
Anfitrião: João Simões
Reservas: 915 761 911

20 Junho | Leiria| 20h
Restaurante Muralhas
Anfitrião: João Cordeiro
Reservas: 244 032 138

18 Setembro | Fafe | 20h
Restaurante Porinhos
Anfitrião: Diogo Novais Pereira
Reservas: 253 492 132

11 Outubro| Portimão | 20h
Restaurante Numa
Anfitrião: Nuno Martins
Reservas: 282 432 454

7 Novembro | Oeiras | 20h
Restaurante Zé Varunca
Reservas: 214 411 839

9 Dezembro | Abrantes | 20h
Restaurante Casa Chef Victor Felisberto
Anfitrião: Victor Felisberto
Reservas: 931 737 898

A Ordem da Cabidela é um projeto das Edições do Gosto. Tem o PatrocínOs almoços e Jantares da Ordem da Cabidela estão de volta a 11 de Maio, iniciativa que vai percorrer o país de norte a sul. A Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, recebe o primeiro almoço do ano da com João Simões no papel de chefe anfitrião.io do Arroz Bom Sucesso, da ICEL e da Vinalda.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.