Home » Atualidade » Nacional » Ordem dos Médicos confirma condenação por negligência

Ordem dos Médicos confirma condenação por negligência

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos rejeitou por unanimidade, o recurso apresentado por dois médicos, que pretendiam contestar uma condenação por negligência médica, que ocorreu no Hospital da CUF em 2004.

Segundo o Semanário Sol online, nove anos depois e com o processo civel ainda a decorrer, a Ordem dos Médicos confirmou o ato negligente, que “impediu os profissionais de chegar “atempadamente” ao diagnóstico certo”, mantendo a pena de censura que o Conselho Disciplinar da Ordem, já tinha aplicado em 2009.

A notícia do SOL refere que o episódio que deu origem à sanção da Ordem e ao processo civel que está a decorrer, ocorreu na urgência do Hospital da CUF, quando uma paciente de 79 anos de idade, sentiu fortes dores no estômago e foi levada duas vezes na mesma semana, pelas filhas, à urgência daquela unidade hospitalar.

Na primeira ida a paciente fez análises e um raio x, tendo sido receitados medicamentos para as dores. Na segunda ida àquele hospital, fez uma endoscopia e foi mandada para casa, onde o seu estado de saúde piorou. Aconselhada pelo médico de família, foi conduzida ao Hospital de S. José, onde lhe foi diagnósticado um “enfarte agudo do miocárdio”. A paciente entretanto não conseguiu resistir e faleceu um mês depois.

Em declarações à imprensa à data dos fatos, o director clínico do Hospital da CUF, terá inclusivamente dado razão á família da vítima, “considerando que foi cometido um “erro lamentável”. Uma das filhas, avançou então com uma queixa na Ordem, contra os três médicos que assistiram a mãe no Hospital da CUF.

O SOL refere, que durante o inquérito, os visados terão alegado “que a doente lhes tinha dito que era frequente ter dores de estômago e garantiram que as análises não revelaram qualquer problema cardíaco”, argumentos que o Conselho Disciplinar da Ordem, não aceitou, tendo proferido a condenação com pena de censura, porque “Nem sequer colocaram como hipótese o enfarte do miocárdio e era mandatório que o fizessem nas circunstâncias concretas do caso”.

Fontes: SOL/Catarina Guerreiro

Partilhe:
O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos rejeitou por unanimidade, o recurso apresentado por dois médicos, que pretendiam contestar uma condenação por negligência médica, que ocorreu no Hospital da CUF em 2004. Segundo o Semanário Sol online, nove anos depois e com o processo civel ainda a decorrer, a Ordem dos Médicos confirmou o ato negligente, que "impediu os profissionais de chegar "atempadamente" ao diagnóstico certo", mantendo a pena de censura que o Conselho Disciplinar da Ordem, já tinha aplicado em 2009. A notícia do SOL refere que o episódio que deu origem à sanção da Ordem e ao processo…

Review Overview

User Rating: 4.75 ( 1 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.