Home » Cultura » Geral » Os Espaços em Volta dedicado aos 80 anos de Paula Rego

Os Espaços em Volta dedicado aos 80 anos de Paula Rego

Na próxima quinta, dia 30 de Abril regressa o programa regular Os Espaços em Volta, desta feita dedicado aos 80 anos de Paula Rego e aos 50 anos do seu quadro “Manifesto”. Continuam as sessões de poesia Poetas de Mar e Mundo.

Para lá da actividade regular, a Casa Fernando Pessoa desenvolve mensalmente várias iniciativas que privilegiam o encontro com outras estruturas, outros públicos, assinalando diferentes momentos e tempos.

A fechar Abril, dia 30, quinta, às 19h00.regressa o ciclo de debate Os Espaços em Volta que,  tem por mote o ‘Manifesto’. O ponto de partida são os 80 anos de Paula Rego e os 50 anos do seu quadro Manifesto. Com Filipa Leal e Inês Fonseca Santos estarão os convidados Ana Vidigal, Luís Trindade e Sónia Baptista.

Sobre Manifesto, nas palavras de Victor Willing: “no dia da inauguração [da primeira exposição individual da artista em Portugal, na SNBA,] um homem já meio bêbado interpelou-a: ‘Para quem vê estes quadros, uma pessoa diria que foram feitos por uma prostituta.’ Paula Rego respondeu calmamente: ‘Olhe que não, as prostitutas pintam igrejas.’” Será este o pretexto para percorrer o século XX e os seus manifestos mais relevantes – da pintura à literatura.

A Casa Fernando Pessoa, casa habitada pelo autor nos últimos 15 anos da sua vida, está aberta de Segunda a Sábado, das 10H00 às 18H00. Além da programação regular que dinamiza este espaço, pode também visitar-se o quarto de Fernando Pessoa e a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e em poesia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.