Home » Atualidade » Mundial » Os Massai precisam de apoio contra o extermínio
Os Massai precisam de apoio contra o extermínio

Os Massai precisam de apoio contra o extermínio

Os Massai são um povo nómada que vive entre o Quénia e a Tanzânia, com uma população na ordem dos 840 mil cidadãos, os quais enfrentam atualmente um futuro incerto, devido às políticas de exclusão promovidas pelo governo da Tanzânia.

Este povo está a ser alvo dos mais variados ataques por parte do governo Tanzaniano, com o objetivo de os retirar das suas terras ancestrais, na região de Ngorongoro, para que um operador turístico estrangeiro, possa expandir a sua oferta de programas de caça, em safari, no seu território.

Em pleno século XXI, perante os problemas ambientais e de sobrevivência dos povos, que afetam o planeta e sobretudo aquela região africana, o governo Tanzaniano aterroriza os Massai, incendiando aldeias, cortando serviços médicos vitais, para além de outras ameaças de extermínio com táticas de terror e potencialmente mortais, para forçá-los a abandonar as terras que lhes pertencem à séculos.

Os Maasai são pastores de gado, para os quais perder as suas terras ancestrais em Ngorongoro, significa atirar milhares de pessoas deste povo, para a pobreza extrema.

Este povo está a lutar pela sobrevivência, com a ajuda de ONG´s, que lhes tem dado apoio para que possam defender-se, porque eles simplesmente não têm dinheiro para financiar outra batalha legal, contra a invasão dos seus territórios e vida selvagem, por caçadores de troféus.

Os Maasai não podem dar-se ao luxo de perder esta luta pela sobrevivência. 80% da biodiversidade remanescente do planeta, é protegida por povos indígenas e comunidades locais. Para onde quer que olhemos, essas comunidades estão sob ataque de madeireiros, mineiros e turismo, e muitas vezes lutam pela sobrevivência sem qualquer recurso.

A Avaaz, a comunidade de mobilização online, com uma longa história de apoio social, que leva a voz da sociedade civil para os espaços de tomada de decisão em todo o mundo, está à semelhança de outras campanhas de apoio humanitário já realizadas, a recolher fundos para financiar a luta dos Massai.

A campanha de donativos da Avaaz a favor dos Massai, tem como finalidade:

– Financie os melhores advogados para ajudar os Maasai a contestar em tribunal, os despejos e expropriações de terras;
– Fornecer suporte de mídia e lobby para que eles possam divulgar a campanha de defesa legal das suas terras;
– Criar um fundo de proteção indígena para dar apoio expresso aos ativistas indígenas Massai, para que defendem as suas comunidades;
– Pagar as deslocações e viagens das delegações Massai para as próximas iniciativas mundiais sobre biodiversidade e clima, afim de fazerem ouvir as suas vozes, divulgarem a sua luta, pela proteção das suas comunidades indígenas, naquela região de África;

Os povos indígenas protegem os rios, florestas e pastagens do planeta há milhares de anos. Eles lutam hoje pela sua própria sobrevivência, por isso, apenas uma pequena doação pode fazer uma grande diferença nessa batalha desigual, de luta destes povos, contra o autoritarismo e aniquilação da sua história e cultura, para benefício de interesses económicos e lúdicos, pelo poder do dinheiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.