Home » Atualidade » Nacional » Os Médicos repudiam declarações de António Costa
Os Médicos repudiam declarações de António Costa

Os Médicos repudiam declarações de António Costa

Os médicos exigem mais respeito pela classe, repudiando as declarações de António Costa, numa conversa privada com jornalistas do Expresso.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) referia-se às declarações do primeiro ministro, numa conversa privada com jornalistas, divulgada em vídeo, na qual alegadamente chama cobardes, aos médicos envolvidos no episódio do surto pandémico que matou 18 pessoas, em Reguengos de Monsaraz.

“Estas declarações, proferidas por um chefe de Governo, são chocantes e totalmente inapropriadas, insultando de forma vergonhosa e indigna todo um grupo profissional cuja competência, capacidade de trabalho e resiliência para exercer a sua profissão em condições cada vez mais degradadas, pondo os interesses dos doentes acima de qualquer outra consideração, não pode ser contestada”, afirma a federação dos médicos.

A FNAM alude a um pequeno vídeo de sete segundos, que circula nas redes sociais, o qual mostra António Costa numa conversa privada com os jornalistas a chamar “cobardes” aos médicos envolvidos no caso do surto de covid-19 em Reguengos.

A FNAM também desmente as afirmações de António Costa, sobre os médicos que se recusaram a prestar serviço no lar de Reguengos.

“Os médicos têm vínculo com a sua entidade empregadora, que não é o lar de Reguengos de Monsaraz, e têm obrigações para com os utentes da unidade onde desempenham funções , o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central”.

Segundo aquela estrutura profissional, os médicos prestaram assistência aos utentes do lar “de forma voluntária, apesar das condições desumanas em que os encontraram, e cumpriram a sua obrigação de denúncia desta situação de abandono e da falta de segurança em que lhes foi exigido desempenhar as suas funções”.

A FNAM exige que António Costa se retrate “das declarações insultuosas” que proferiu e que o presidente da administração regional de Saúde do Alentejo, a diretora-geral da Saúde e as ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “assumam as suas responsabilidades” no caso do lar de Reguengos.

Fonte: Lusa

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.