Site icon Ipressjournal

Os melhores cartoons do mundo nas Caldas da Rainha

Os melhores cartoons do mundo nas Caldas da Rainha

Exposição do WORLD PRESS CARTOON nas Caldas da Rainha até fim de Agosto

A exposição que reúne a selecção dos 267 melhores trabalhos concorrentes do World Press Cartoon,  foi alargada até dia 28 de Agosto.

A exposição está aberta ao público no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com entrada livre, e viu o seu prazo ser alargado devido à grande afluência de público. São desenhos que compõem um retrato divertido de um ano do andar do mundo, publicados em 168 jornais e revistas de 51 países.

Para além de observar os originais no local da exposição, o visitante pode ainda levar todos estes desenhos para casa. Para isso, basta comprar o catálogo, disponível para venda no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Recorde-se que o cartoon Imigrantes, do autor iraniano Alireza Pakdel, foi o trabalho distinguido com o Grand Prix da 12ª edição do World Press Cartoon, o grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional. Primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, o desenho foi publicado no jornal iraniano Etemad, em Agosto de 2016.

O director do salão, o cartoonista português António Antunes, destacou na oportunidade o papel importante que o desenho de humor tem para a vitalidade da imprensa: «Os cartoons são um espaço crítico e de exercício da liberdade, sem o qual os jornais não podem sobreviver e afirmar-se plenamente.» O presidente da Câmara Municipal da Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, falou por sua vez da projecção internacional que o World Press Cartoon aporta à cidade: «Este é um evento que traz às Caldas da Rainha grandes artistas de todo o mundo que aqui encontram, como é nossa tradição, um ambiente propício à criação em liberdade. Numa cidade marcada pela obra e pela grande tradição caricaturista de Rafael Bordalo Pinheiro é natural e lógica esta ligação a um concurso que celebra o que melhor se faz no mundo nesta arte.»

Dado o sucesso desta edição, a organização prevê manter as próximas edições do World Press Cartoon na cidade das Caldas da Rainha.

Partilhe:
Exit mobile version