Site icon Ipressjournal

Os melhores países para uma road trip na Europa

Os melhores países para uma road trip na Europa

Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio como melhor país europeu para uma road trip, conquistando boas pontuações na qualidade das estradas, abundância da natureza, pontos de interesse, e preço dos carros de aluguer.

Segundo o Índice de road trips, promovido pelo momondo.pt, a plataforma de pesquisa de viagens global, Portugal situa-se no topo da lista de melhores destinos europeus a explorar por estrada.

O momondo.pt analisou 31 países europeus e desenvolveu o índice em torno de seis categorias: clima, segurança e infraestruturas, preço, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, e natureza e pontos de interesse. Em cada categoria, foram definidos 17 fatores para elaborar uma imagem o mais completa possível daquilo que poderá interessar aos viajantes ao decidirem o destino de uma road trip.

As pontuações quanto às horas de sol por ano, à pouca poluição atmosférica e ao trânsito também são bastante elevadas. Em segundo lugar está a Espanha, com pontuações elevadas em categorias semelhantes. Embora o clima não seja o mais apelativo no Luxemburgo, o país que ocupa o terceiro lugar tem uma natureza e oferta cultural e histórica incríveis. Os preços de aluguer de carros são razoáveis, bem como os do alojamento e do combustível. E mais: não se paga portagens para circular.

O TOP 10 de melhores destinos para uma road trip é:

1. Portugal
2. Espanha
3. Luxemburgo
4. Alemanha
5. Suécia
6. Eslovénia
7. Finlândia
8. Dinamarca
9. Itália
10. Islândia

O Índice de road trips da momondo também apresenta os países que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria. Os vencedores em cada categoria são:

Clima: Espanha

A baixa precipitação e um grande número de horas de sol faz de Espanha o melhor país para uma road trip soalheira. Em segundo lugar encontra-se a Grécia, seguida por Portugal e Turquia.

Segurança e infraestruturas: Suíça

Os países com boas classificações nesta categoria são os que têm menos acidentes e melhores estradas. A Suíça conquistou o primeiro lugar, recebendo pontuações elevadas os Países Baixos, Alemanha, Áustria e Suécia.

Preço: Ucrânia

Esta categoria classifica o país pelos preços dos combustíveis, alojamento e estacionamento, bem como pelas políticas de portagens. A Ucrânia ficou em primeiro lugar, e a ocupar o resto do TOP 5 encontram-se a Lituânia, Rússia, Polónia e Roménia.

Trânsito e sustentabilidade: Países Baixos

Esta categoria inclui fatores que afetam as condições de circulação, como a poluição atmosférica, o trânsito e a quantidade de carros por 1000 habitantes. Também tem em conta o número de estações de carregamento de carros elétricos para quem quiser alugar um carro ecológico. Os Países Baixos chegaram ao primeiro lugar, seguidos pela Noruega, Finlândia, Islândia e Suécia.

Aluguer de carro: Eslováquia

Esta categoria classifica os países com base não apenas no preço do aluguer de um carro, mas também na classificação das rent-a-cars. Com uma combinação entre o segundo lugar dos preços mais baratos e excelentes classificações, a Eslováquia agarrou o primeiro lugar da categoria, seguida pela Letónia, Eslovénia, Roménia e Polónia.

Natureza e pontos de interesse: Suíça

Esta categoria inclui dois fatores recorrentes quando pensamos numa road trip: a beleza natural do país e o número de locais que são Património Mundial da UNESCO. A Suíça arrebatou o prémio com as suas cordilheiras, lagos e florestas majestosas, mas também por ser o país europeu com mais locais de Património Mundial em relação à sua área territorial. O segundo lugar foi para o Luxemburgo, seguido pela Áustria, Portugal e Eslovénia.

Para ver o Índice de road trips e as classificações em detalhe, consulte a momondo.pt/c/road-trip-index

*Todas as fontes foram acedidas e os dados recolhidos entre 22 de fevereiro e 10 de março de 2021. Os valores recolhidos baseiam-se nos dados mais recentes disponíveis.

momondo / CS

Partilhe:
Exit mobile version