Home » Sociedade » Notícia* » Os Portugueses passam mais tempo na internet
Os Portugueses passam mais tempo na internet

Os Portugueses passam mais tempo na internet

Os portugueses passaram o mês de janeiro deste ano, conectados durante 7h40 diárias, enquanto que a média global foi de 6h53, segundo dados da DataReportal. Portugal não foi o país que apresentou o consumo mais acentuado, sendo este um “título” ganho pelas Filipinas, com um total de 10h23 enquanto que, no sentido inverso, surge o Japão com uma utilização diária de internet de 4h03.

Ainda segundo o “Digital 2022: April Global Statshot Report”, das mais de 7h que os portugueses passaram online, 2h29 foram em redes sociais, também este um resultado superior ao da média (2h26) e, de uma forma geral, a grande maioria utilizou o telemóvel para aceder à internet (94,9%).

Perante estes dados, é fácil perceber a nítida necessidade dos portugueses em se manterem constantemente ligados ao mundo digital. No entanto, nem todos os tarifários estão preparados para dar resposta a uma utilização tão intensa por parte do utilizador, e por isso a Selectra- especialista na comparação de tarifas de telecomunicações- aconselha a que se tenha um cuidado especial na hora de escolher o pacote mais adequado a cada padrão de consumo.

Cuidados a ter na hora de escolher um tarifário

Pondere se precisa mesmo de um pacote TV+NET+VOZ ou apenas de internet

Os chamados pacotes 3P são geralmente os mais procurados pelos consumidores, no entanto não são raras as vezes que a TV e/ou telefone acabam por não ser utilizados. Assim, antes de ceder à tentação de contratar logo todos os serviços num só, reflita mesmo se lhes vai dar utilidade, ou se vai acabar por pagar por algo que vai utilizar apenas 1 vez por mês.

Faça a estimativa de qual foi o seu consumo de internet durante os últimos meses

Se é uma daquelas pessoas que precisa de estar sempre conectada fora de casa, deve tentar perceber qual é o seu padrão de consumo para que possa procurar um tarifário que esteja à sua altura. Até porque, se contratar um pacote com pouca internet, corre o risco de ultrapassar o plafond mensal da sua operadora e pagar bem mais caro do que se tivesse contratado inicialmente uma tarifa com um maior número de MB.

Preste atenção ao período de fidelização dos contratos

Na eventualidade de estar à procura apenas de um tarifário móvel e não quiser assinar qualquer tipo de contrato, o melhor será optar por um pacote pré-pago visto que estes funcionam à base de carregamentos e normalmente têm todo o tráfego incluído durante os dias de utilização.
No entanto, se estiver a pensar em contratar um tarifário 3P sem fidelização, o caso já muda um pouco de figura, isto porque, embora seja uma alternativa possível, os preços mensais a pagar por um serviço nestas condições é bastante mais elevado. Para além de que o custo de instalação também terá de ser suportado pelo consumidor, ao contrário do que acontece com os pacotes com fidelização.

Reflita se os descontos das operadoras valem mesmo a pena

Já ouviu o provérbio “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”? Ora é precisamente isto que deve fazer caso se depare com uma oferta demasiado atrativa: desconfiar. E ao mesmo tempo que avalia com atenção as condições dos descontos que estão a ser oferecidos, não se esqueça também de averiguar qual vai ser o preço que terá de pagar no final desse período promocional. Isto porque pode acabar por pagar bem mais do que aquilo que está a ser disponibilizado atualmente pelas outras operadoras.

Compare as ofertas de todas as empresas atuais do mercado

Um consumidor poupado é um consumidor informado! Isto é, só pesquisando de forma regular todas as ofertas do mercado é que se pode ter a certeza de que o tarifário que temos contratado é o que, de facto, oferece o melhor benefício de preço/qualidade. No entanto, e porque nem todos dispõem de tempo para fazer esta pesquisa, os consumidores podem sempre contar com a ajuda de empresas que são especializadas nestes serviços e que o ajudam a encontrar a tarifa mais adequada a si.

Melhores tarifários com dados móveis

Hoje em dia existem tarifários adequados a todos os tipos de consumidores: para quem utiliza muita internet, para quem prefere pagar menos e até para quem não se quer comprometer com o pagamento de uma mensalidade. Contudo, de acordo com a Selectra estas são algumas das melhores ofertas do mercado atualmente:

Ainda assim, para os que preferem não ter de se preocupar em gerir o consumo dos seus dados móveis, há também algumas operadoras que oferecem a opção de ter internet ilimitada como a NOS ou a Vodafone. Contudo, há que ter em conta que o custo destes pacotes é tendencialmente maior e nem sempre esta é a melhor opção, já que existem formas de reduzir consumo dos dados, sem que isso impeça o acesso à internet por parte dos utilizadores.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.