Home » Economia » Imobiliário » Os Retail Parks atingem em 2017 na Europa, os 40M m2
Os Retail Parks atingem em 2017 na Europa, os 40M m2
Os Retail Parks atingem em 2017 na Europa, os 40M m2

Os Retail Parks atingem em 2017 na Europa, os 40M m2

Até ao final do ano, vão ser inaugurados 1,3 milhões de metros quadrados, de novos retail parks na Europa, um crescimento na ordem dos 50% em relação a 2015, segundo a última publicação “European Retail Park Development” da Cushman & Wakefield. Para 2017 estão previstos mais 1,1 milhões de metros quadrados de novos projetos.

Se todos estes projetos forem concluídos como previsto, a área total ocupada por retail parks na Europa alcançará em 2017 cerca de 40 milhões m2. Destes 2,41 milhões de metros quadrados previstos até ao fim de 2017, 2,06 milhões são na Europa Ocidental e os restantes na Europa Central e de Leste.

A França que conta com 54% das novas aberturas, lidera o pipeline de retail parks, seguida pelo Reino Unido com 17% e Itália com 10%.

Segundo Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield, “Após uma fase de menor dinamismo, a procura de espaços em retail parks tem vindo a aumentar na Europa, fruto da necessidade urgente de diferenciação por parte dos operadores, e também de um maior investimento dos proprietários nos projetos, que cada vez mais apostam na imagem e na qualidade dos seus ativos. Por outro lado, o aumento da procura tem também vindo a ser reforçado por um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retail parks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”.

Em Portugal os retail parks entraram tarde no mercado, numa fase em que muitos operadores tinham já garantidas localizações em unidades isoladas, as chamadas stand alones, razão pela qual este formato não chegou a atingir o sucesso dos centros comerciais. Ainda assim, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, bem como a oferta, estando neste momento em construção 3 retail parks em Portugal que totalizam cerca de 50.000 m2. De entre estes, destaque para o Matosinhos Retail Park, com cerca de 30.000 m2 de ABL e abertura prevista já para este ano.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.