Home » OPINIÃO... » Artigo de Opinião » Crónica da Semana » Os segundos mandatos “oralilólé” dos Presidentes
Os segundos mandatos oralilólé dos Presidentes

Os segundos mandatos “oralilólé” dos Presidentes

Todos os Presidentes da República que cumpriram dez anos na sua função, no seu segundo mandato tendem sempre a mostrar um pouco mais de si mesmos e da sua personalidade. É natural e não tem nada de mal. O facto de não precisarem de ganhar mais nenhuma eleição e de terem obrigatoriamente de sair do cargo, contribui muito, a meu ver, para esta postura despreocupada, mas que por vezes choca o eleitorado e é propícia para a comunicação social aumentar audiências, seja em telejornais, programas de análise política ou de humor.

No entanto, hoje a comunicação, o humor e o debate político ganharam uma dimensão mais agressiva e o facto de termos um Presidente mais “informal” potencia este mediatismo excessivo dos órgãos de comunicação social.

Contudo imaginem só o que fariam a Marcelo Rebelo de Sousa se imitasse os seus antecessores…

Se o Presidente resolvesse sentar-se na carapaça de uma tartaruga em calções de banho como fez Mário Soares no seu segundo mandato?

O Presidente teria não só a comunicação social a ridicularizá-lo, mas também teríamos os defensores dos animais em polvorosa…

Ou então, se por exemplo Marcelo Rebelo de Sousa resolvesse amuar e não sair do palácio de Belém como Cavaco Silva fez no seu segundo mandato? Iriam-no comparar certamente ao último rei de França fechado em Versalhes ….

Ou se por ventura, Marcelo resolvesse fazer um partido de iniciativa presidencial como fez Ramalho Eanes o seu PRD em pleno segundo mandato, indo a eleições e alcançando 18% e com isso desfazendo o PS?…

Nesse caso a comunicação social procederia ao suicídio mediático e político do Presidente, acusando-o de ser irresponsável e de querer implodir o sistema querendo com a criação do seu próprio partido transformar a democracia em ditadura…

Por estas questões mencionadas que se passaram com anteriores Presidentes da República é que acho que é preciso valorizar o atual Presidente Marcelo que não amua fechado no Palácio, que ainda não se pôs em cima de tartarugas de fato de banho e que não arrisca criar partidos de forma a ter os seus próprios Governos…

Afinal, é preciso dar um “desconto” ao atual Presidente porque todos os segundos mandatos dos presidentes são um pouco…como diz o Pedro Mafama…”oralilólé”

Paulo Freitas do Amaral
Professor e membro fundador da “Nova Direita”

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.