Home » Atualidade » Mundial » Os últimos atentados terroristas nos meios de informação globais

Os últimos atentados terroristas nos meios de informação globais

Os atentados terroristas perpetrados em Paris na passada semana marcaram a agenda mediática internacional, facto que se traduziu em números expressivos de informação online produzida pelos órgãos de comunicação mundiais.

O nome do jornal satírico parisiense “Charlie Hebdo” foi encontrado em 387.673 artigos noticiosos online, em apenas seis dias, informa hoje a Cision, especialista global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.

O ataque bárbaro ocorrido no dia 7 de janeiro contra a redação do semanário parisiense, que provocou a morte de 12 pessoas, foi levado a cabo pelos irmãos Chérif e Said Kouachi. O nome “Kouachi” foi, no estudo levado a cargo pela Cision, identificado em 89.807 conteúdos noticiosos online.

As várias pistas que apontam para que o ataque ao Charlie Hebdo tenha sido inspirado pela “Al-Qaeda” do Iémen levaram a que esta organização terrorista tivesse sido referenciada em 34.445 artigos noticiosos.

“Amedy Coulibaly” é o nome do terrorista responsável pelo segundo atentado ocorrido em Paris nos últimos dias, autor do assassinato de uma mulher polícia na passada quinta-feira de manhã e do sequestro de um supermercado judaico na sexta-feira, do qual resultaram vários reféns e 4 mortes. “Coulibaly” foi referenciado em 48.080 artigos noticiosos online.

Foram encontradas 2.441 notícias com menção a “Hayat Boumedienne”, a mulher de Amedy Coulibaly, inicialmente apontada como coautora dos atentados. A incerteza em relação ao seu paradeiro fez com que o número de referências tenha aumentado nos últimos dias, à medida que foi sendo noticiada a possibilidade desta ter rumado à Turquia, via Madrid, no dia 2 de janeiro, e ter cruzado a fronteira para a Síria, no dia 8.

A suposta ligação do atentado levado a cabo por Coulibaly ao grupo terrorista ISIS (autodenominado Estado Islâmico), severamente enraizado em partes da Síria e do Iraque, trouxe novamente a ISIS para a ordem do dia, com 21.496 referências ao grupo terrorista a serem detetadas, nos últimos dias, nos meios de informação online globais.

Estes dois ataques, ocorridos no centro de uma das principais capitais do ocidente, levaram a uma das maiores manifestações globais a favor da liberdade de imprensa de que há memória, com a expressão “Je suis Charlie” a tornar-se numa das maiores bandeiras desta luta, como comprovam os 61.251 artigos de informação online que a utilizaram no período em análise.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.