Site icon Ipressjournal

Otimismo “reservado” no mercado imobiliário em julho

Investimento imobiliário deve atingir 1.8MM€ em 2016

Investimento imobiliário deve atingir 1.8MM€ em 2016

O Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflete a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, revela que apesar da curva de mercado positiva, o mês de julho, verificou uma tendência negativa no que diz respeito a potenciais visitas e à concretização de negócios.

Já os tempos médios de venda e de arrendamento diminuíram face ao mês anterior, situando-se respetivamente, nos 8,0 e 2,5 meses, ou seja, menos 1,4 e 0,9 meses.

De acordo com os agentes imobiliários inquiridos, os principais fatores negativos que tiveram especial impacto no mercado imobiliário durante o mês de julho, foram principalmente de cariz socioeconómico.

Aqueles profissionais apontam a desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura, a instabilidade no mercado de trabalho e a diminuição do poder de compra, como fatores condicionadores.

Já no que respeita às expetativas no nível de preços no curto prazo, 50% dos inquiridos considera que se deverão manter e 44% antecipa um aumento.

Em relação ao dinamismo da atividade, as expectativas de 57% dos inquiridos é de uma melhoria da mesma, sendo de realçar a este nível, que apenas 3% acredita na deterioração das condições em que o mercado imobiliário opera, pessimismo que diminuiu no mês em análise.

Fonte: IMI – Imovirtual Market Index

Partilhe:
Exit mobile version