A Parques de Sintra concluiu este mês a remodelação da loja, do restaurante e da cafetaria do Palácio da Pena, resultado de um trabalho de 15 meses e de um investimento de cerca de 750.000 Euros.
A intervenção vem dar resposta ao aumento constante do número de visitantes do Palácio da Pena, que em 2013 recebeu cerca de 780.000 entradas, um aumento de mais de 8% relativamente ao ano anterior, bem como ao objetivo de acolher melhor os cidadãos com mobilidade condicionada.
Com o objetivo de permitir uma melhor experiência, os espaços foram reorganizados, valorizando a estrutura original do edifício, e de forma a aumentar e requalificar a loja, restaurante e cafetaria. Assim, otimizaram-se condições de acesso e utilização, melhorando inclusive a circulação entre cada um dos três pisos onde estes locais se encontram. De sublinhar que, antes desta intervenção, não existia acesso direto entre o restaurante e a cafetaria.
Os maiores desafios consistiram em conseguir definir estas novas áreas tendo em conta a arquitetura pré-existente do Palácio, que naturalmente não foi pensada para estas funções, e que implicou também a remodelação das zonas técnicas de apoio. O espaço que agora é a loja, no séc. XIX era as cocheiras, o espaço onde está o restaurante funcionava como aposentos dos criados do Palácio e a cafetaria como ucharia da Cozinha Real. A adaptação dos espaços tinha sido já realizada nos anos 90.
O edifício dispõe agora de dois elevadores: um de utilização pública, que permite uma melhor acessibilidade entre os três pisos, nomeadamente para os visitantes com mobilidade reduzida e um elevador de serviço que liga os pisos do armazém, do restaurante e da cafetaria. Estes foram construídos alargando o espaço do simples monta-cargas existente. Ambos os elevadores possuem um sistema de geração de energia que utilizam para seu próprio consumo. A energia que é gerada na descida é utilizada diretamente no funcionamento dos elevadores (iluminação, ventilação e som).
A inclusão de instalações sanitárias no piso do restaurante, inexistentes até à data, trará maior comodidade aos visitantes, que já não terão que se deslocar ao piso inferior, como anteriormente.
A cafetaria seguirá uma lógica de self-service, no qual os visitantes recolhem os produtos que se encontram em estantes refrigeradas e efetuam o pagamento no balcão de atendimento, para um serviço mais rápido. Esta opção pretende dar resposta às exigências de rapidez por parte dos visitantes ao Palácio da Pena, que habitualmente pretendem também visitar o Parque e outros monumentos, pelo que procuram um serviço rápido. A cor branca, também escolhida para o mobiliário, tal como na loja, adequa-se a um espaço onde os visitantes permanecem menos tempo, e em que o destaque deve ser dado aos produtos.
Ao terraço da cafetaria, local para uma pausa, a partir do qual é possível desfrutar de uma ampla vista panorâmica, regressa o balcão de venda de bebidas e refeições ligeiras.