Home » Cultura » Geral » Palestra de João Batista Toledo Prado nas Ruínas de Milreu
Palestra de João Batista Toledo Prado nas Ruínas de Milreu

Palestra de João Batista Toledo Prado nas Ruínas de Milreu

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estói, no Algarve, recebem na próxima segunda feira (30) às 18:00, João Batista Toledo Prado, professor da Universidade Estadual Paulista, no Brasil, para proferir a palestra “A temática erótica nas elegias de Tibulo” do ciclo «Amatores in situ», no âmbito do programa DiVaM. A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Partindo de consagradas posições da crítica tradicional sobre o tema da elegia erótica romana, o objetivo desta comunicação é fazer uma recensão das ideias mais importantes – sobretudo as de Paul Veyne (1987) – acerca do tratamento a que devem ser submetidos os objetos da paixão do “eu-poético”, nas elegias amorosas do poeta romano Tibulo (século I a.C.).

Ao mesmo tempo, sublinham-se e enfatizam-se certas características pelas quais se pode conceber a produção elegíaca do poeta de Gábia como inovadora no desenvolvimento daquele gênero poético, tal como a conceção de não apenas um único, porém três objetos amorosos – Délia, Márato e Némesis –, bem como uma certa neutralização de verbos de ação, em cenas narradas de modo quase independente.

O ciclo Amatores in situ vai na sua 5ª edição, integra-se no programa DiVaM, e resulta da colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CIVIS.

Esta edição, é coordenada pela Professora Doutora Ana Isabel Soares, da FCHS/UAlg.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.