Home » Sociedade » Animais de estimação » Palmela apoia a CROA com nova viatura
Palmela apoia a CROA com nova viatura

Palmela apoia a CROA com nova viatura

O Município de Palmela adquiriu uma nova viatura para o Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela (CROA). Trata-se de um investimento dá continuidade à aposta da autarquia na área do bem-estar animal e na melhoria das condições de transporte e de prestação de cuidados básicos imediatos.

Esta viatura complementa e reforça a capacidade de intervenção do CROA, com o apoio na captura de cães e gatos vadios ou errantes; na recuperação do seu estado de saúde; na sua esterilização; identificação eletrónica; desparasitação e vacinação; no seu encaminhamento para adoção, bem como no apoio ao Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), com a visitação mais rápida dos treze abrigos (Aldeias de Gatos) instalados no concelho e dispersos pelas freguesias. A estas atividades acresce, ainda, a realização da campanha itinerante de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica (CVAR-IE) de maio a dezembro de cada ano.

A viatura possui duas áreas distintas: uma destinada ao transporte dos animais, com capacidade para o transporte de cinco cães e arca frigorífica para cadáveres e, outra, que consiste num pequeno consultório ambulante que vai permitir atender animais para identificação eletrónica e vacinação na CVAR-IE, com boas condições de higiene e tranquilidade.

Recorde-se que o Município tem investido fortemente no bem-estar animal, de acordo com a dimensão do território e a abrangência de competências do CROA. A ampliação do CROA, recentemente realizada, veio requalificar as antigas instalações do canil municipal, com a construção de um gabinete cirúrgico para tratamento, esterilização e ações de profilaxia, uma zona de recobro dos animais e área para gatos em quarentena ou ninhadas e, ainda, a criação de uma área para os felinos permanecerem no exterior.

Construiu-se, também, o parque de matilhas, na freguesia de Quinta do Anjo, espaço que permite alojar canídeos com comportamento assilvestrado, que não podem ficar em espaços fechados e cuja devolução ao local de origem, após esterilização, é também, impossível.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.