Site icon Ipressjournal

Palmela apoia os Bombeiros com mais de 500.000 €uros

Palmela apoia os Bombeiros com mais de 500.000 €uros

O Executivo Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública de 19 de janeiro, os Protocolos de Apoio ao Funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes (GBP), a celebrar com as Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho, relativos a 2022.

Os Protocolos prevêem a atribuição de uma comparticipação municipal no valor global de 390.846 mil euros, às Associações Humanitárias dos Bombeiros de Palmela, dos Bombeiros de Pinhal Novo e dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura. Cada Associação recebe um apoio de 130.282 euros, para o financiamento de oito elementos por cada corporação, num total de 24, mantendo a mesma composição e valores dos protocolos referentes a 2021.

Foi igualmente aprovada a comparticipação do funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), compostas por cinco elementos, sendo a sua remuneração e outros encargos associados, suportados em partes iguais entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Câmara Municipal, de acordo com os protocolos celebrados entre estas entidades e os corpos de bombeiros beneficiados, num total de 102.775 euros.

Por último, foi aprovada a comparticipação nos custos dos seguros das viaturas de emergência, de acordo com a listagem a remeter pelas Associações até ao final de junho.

O Município de Palmela foi percursor no desenvolvimento de parcerias e apoios às Associações de Bombeiros do Concelho, através da criação de instrumentos que permitiram, nos últimos anos, dotar os corpos de bombeiros de meios adequados e de prontidão na prestação do socorro.

Os GBP são grupos de bombeiros em regime de permanência, com capacidade de resposta ao minuto, durante as 24 horas do dia. A sua criação permitiu um reforço da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de segurança das populações.

Partilhe:
Exit mobile version