Home » Ambiente & Natureza » Palmela aposta na defesa e valorização da Floresta Autóctone

Palmela aposta na defesa e valorização da Floresta Autóctone

O Município de Palmela promove no dia 22 de Novembro, a iniciativa “Uma mão pelos trilhos”, uma ação de limpeza, com partida da Alameda 25 de abril, às 9h00 e que decorrerá na Serra do Louro.

A autarquia associa-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, assinalado no dia 23 de novembro, contribuindo, também, para a iniciativa “Semana da Reflorestação Nacional”, dinamizada pelo movimento “Plantar Portugal”.

No âmbito da “Semana da Reflorestação Nacional”, o programa comemorativo integra, também, um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar, entre 23 e 27 de novembro, com a plantação de cerca de oito dezenas de árvores, nomeadamente, plátanos, olaias, freixos comuns, amoreiras e mélias, em núcleos urbanos do concelho (Aires, Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), com o objetivo de sensibilizar para a importância da conservação da floresta autóctone.

Destaque, ainda, para a iniciativa “O meu banco de sementes – variedades tradicionais”, que decorre no dia 5 de dezembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Palmela.

Pata mais informações e inscrições nas iniciativas estão disponíveis o telf: 212336692 ou o e-mail: drodrigues@cm-palmela.pt.

Metade dos 460 km2 do concelho de Palmela é constituída pela estrutura biofísica fundamental de valorização e proteção ambiental. Esta estrutura reparte-se pelo Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional e Espaços Florestais, com destaque para as manchas de Montado de Sobro, Pinheiro Manso, Pinheiro Bravo e Eucalipto. Palmela possui três árvores classificadas – dois sobreiros e um pinheiro –, que se destacam, a nível nacional, pelo seu porte, idade e desenho. A floresta – que ocupa 100 km2 no concelho de Palmela – assume, para a Câmara Municipal, um valor ambiental, patrimonial e económico de relevo, reafirmando, através das comemorações, o compromisso com a sua defesa e valorização.

Programa:

Dia 22 de Novembro
9h00 | Alameda 25 de Abril, Palmela (ponto de partida)
“Uma mão pelos trilhos” | Ação de limpeza na Serra do Louro

De 23 a 27 de novembro
Palmela e Águas de Moura
“A nossa árvore”
Escolas Básicas e associações de idosos do concelho apadrinham uma árvore existente no espaço público, instalando, no local, uma planta alusiva ao exemplar escolhido.

De 23 a 27 de novembro
Plantação de árvores em espaços públicos do concelho

Dia 24 de novembro
10h00 | Urbanização Vila Paraíso, Pinhal Novo
Plantação de espécies cedidas ao abrigo do Projeto “Floresta Comum”, pelos alunos da Escola Básica Salgueiro Maia.

Dia 29 de novembro
9h00 | Alameda 25 de Abril, Palmela (ponto de partida)
Caminhada “Floresta Autóctone”
Caminhada no âmbito do programa “Mexa-se”, na Serra do Louro. Sesinbilização para o impacto dos incêndios florestais na vegetação autóctone e a sua posterior regeneração.

Dia 5 de dezembro
15h00 | Biblioteca Municipal de Palmela
“O meu banco de sementes – variedades tradicionais”
Ação de sensibilização, dirigida ao público em geral, sobre a importância das variedades tradicionais e promoção da recolha e preservação de sementes contra a contínua perda de biodiversidade genética agrícola.
Frequência gratuita, mediante inscrição.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.