Home » Agenda » Dias Nacionais » Programa “Palmela Experiências com Sabor”
Programa "Palmela Experiências com Sabor"

Programa “Palmela Experiências com Sabor”

O programa de promoção gastronómica “Palmela, Experiências com Sabor!” para 2024, foi apresentado no dia 15 de janeiro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela.

Estiveram presentes na iniciativa agentes locais do setor, a Chef Marta Nunes, madrinha deste programa municipal pelo segundo ano consecutivo, Ângelo Machado, Presidente da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, entidade parceira do projeto e o Vereador do Turismo e Desenvolvimento Económico, Luís Miguel Calha.

Ângelo Machado, abriu as intervenções, para sublinhar a continuidade desta parceria de sucesso.

A Chef Marta Nunes destacou as várias formações que realizou ao longo de 2023, para promoção de produtos locais, partilhou as suas preocupações relacionadas com o consumo sustentável e falou de duas receitas que criou, com base nesses mesmos valores – Empada de Coelho e Crumble de Fogaça. «Enquanto cozinheira, munícipe e alguém que valoriza bastante a sustentabilidade, eu tive essa preocupação na elaboração das receitas. Porque sei que o nosso vereador é um grande fã do Coelho à Moda de Palmela, fiz uma receita salgada, a empada de coelho à moda de Palmela, inspirada numa receita da minha avó e fiz, também, uma receita que é um crumble de fogaça que leva queijo de azeitão, manjericão e maçã riscadinha. Isto foi um exercício muito interessante de fazer enquanto profissional e enquanto alguém daqui e este ano surgirão, certamente, novas receitas».

O Vereador Luís Miguel Calha começou por sublinhar a aposta do Município no produto Gastronomia e Vinhos, que «é já hoje um dos principais produtos turísticos, aquele que atrai mais visitantes, mais turistas ao nosso pais e Palmela não foge à regra. Por isso mesmo, temos vindo a apostar na qualificação desta iniciativa, atraindo cada vez mais restaurantes, apoiando cada vez mais os produtores locais, valorizando a nossa gastronomia tradicional e criando também fatores de inovação dessa própria gastronomia e temos conseguido ao longo destes anos, alargar o nosso receituário local».

Para este ano, em novembro, está prevista a realização em Palmela do XIX Concurso Nacional de Escanções, evento que decorrerá, pela primeira vez, na região e que vem reforçar a aposta do município nesta matéria.

Município aposta na formação, qualificação e trabalho em rede

Luis Miguel Calha destacou a colaboração de todos os parceiros para a concretização das mais de 20 iniciativas no calendário “Palmela Experiências com Sabor!” 2024, em particular, nas formações a realizar em colaboração com o Turismo de Portugal, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. «Vamos desenvolver um conjunto alargado de iniciativas de formação e qualificação que entendemos muito importante para que os nossos restaurantes e os nossos hotéis consigam prestar um serviço de cada vez maior qualidade».

Das iniciativas previstas para 2024 – além dos Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça, Queijo de Ovelha, Sopa Caramela, Fruta de Palmela, Vinho de Palmela, Coelho à Moda de Palmela e Moscatel de Setúbal – o Vereador apresentou, como novidades, o evento enogastronómico “Uma Adega, um Restaurante”, com a participação de um enólogo nos restaurantes para fazer a harmonização do vinho com um prato específico e a “Semana Gastronómica em Rede”, uma parceria com municípios da Área Metropolitana de Lisboa, em torno de experiências de degustação romana.

Luis Miguel Calha concluiu a sua intervenção, partilhando os resultados da estratégia de desenvolvimento turístico que Palmela tem desenvolvido ao longo dos últimos anos.

«De 2021 para 2022 o Concelho de Palmela subiu 91,2%, em termos de dormidas. Sublinho este aspeto de crescimento, que é um dos maiores ao nível de dormidas do país e, segundo os últimos dados, continuamos a subir em termos de dormidas na nossa hotelaria.

Quando temos mais visitantes, quando temos mais turistas, temos inevitavelmente o apoio à nossa economia local, a possibilidade de criação de mais emprego, uma aposta redobrada dos empresários destes setores e portanto, este programa irá continuar a ser um setor estratégico daquilo que é a nossa visão para o desenvolvimento turístico do concelho».

Consulte o calendário 2024 em www.cm-palmela.pt e deixe-se conquistar pela experiências gastronómicas e culturais de Palmela!

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.