Home » Municipios » Palmela aprova instalação de 2 centrais fotovoltaicas
Palmela aprova instalação de 2 centrais fotovoltaicas

Palmela aprova instalação de 2 centrais fotovoltaicas

O Executivo Municipal de Palmela aprovou por maioria, na reunião de 6 de julho, a declaração de reconhecimento de interesse económico e social da instalação de duas centrais fotovoltaicas no concelho, um investimento da empresa Brightsearch, Lda.

A aprovação do município refere-se à central BS S. Carrascas, na Rua Valério Miranda Jones, Areias Gordas (Palmela), e à BS S. Sebastião, na Rua 1.º de Maio, Cajados (União das Freguesias de Poceirão e Marateca).

Com a execução destes dois projetos, está prevista, em média, uma produção total de 12.343 MWh/ano, contribuindo, anualmente, para a redução de 4.579,1 toneladas de CO2 para a atmosfera. Estes investimentos vão também contribuir para a dinamização da economia local, em particular, na fase de construção das centrais fotovoltaicas.

Os projetos são compatíveis no mesmo espaço com atividades agrícolas, polinização e pastorícia, entre outras. As linhas elétricas que vão ligar as centrais à rede de serviço público serão totalmente enterradas, de forma a evitar o impacto visual causado por este tipo de infraestruturas quando são aéreas.

Protocolo promove políticas ambientais no concelho

No âmbito destes investimentos, foi também aprovado por maioria, com as abstenções do MCCP, na mesma reunião, o Protocolo de Colaboração a estabelecer entre a Brightsearch, Lda. e o Município. Com este Protocolo, que vai vigorar durante um ano, pretende-se promover políticas sociais ambientais no concelho de Palmela, contribuir para a transição energética e promover o combate à pobreza energética.

A Brightsearch, Lda. vai fazer um donativo ao Município no valor de 50.000€, a título de mecenato, para fins ambientais, sociais ou desportivos. A empresa e o Município comprometem-se ainda a desenvolver campanhas de sensibilização da população para as preocupações ambientais, nomeadamente, em escolas ou promovendo formações ligadas às energias renováveis.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.