Home » Municipios » Palmela ensaia instalação de trotinetes elétricas partilhadas
Palmela ensaia instalação de trotinetes elétricas partilhadas

Palmela ensaia instalação de trotinetes elétricas partilhadas

A Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada no concelho de Palmela, com o projeto-piloto de trotinetes elétricas partilhadas, uma experiência resultante da parceria entre o Município, a Palmela Desporto E. M. e a BOLT, empresa especialista neste modo de micro mobilidade.

A análise dos dados disponibilizados e referentes ao período de 16 de setembro a 11 de outubro, revela que a iniciativa foi bem acolhida pela população, com uma média de mais de 1.100 viagens efetuadas diariamente por mais de 500 utilizadoras/es. Nos 26 dias do período experimental foi percorrida uma distância total que ultrapassou os 47.000 quilómetros o equivalente a mais do que uma volta inteira ao planeta terra.

Comparativamente, para percorrer a referida distância recorrendo ao automóvel, teriam sido emitidas para a atmosfera cerca de sete toneladas de CO2. Deste modo, evitou-se a emissão de um gás que contribui para o efeito de estufa, que é nefasto para o ambiente e que contribuiria para o agravamento da severidade das alterações climáticas.

Terminado o período experimental do sistema de uso partilhado de trotinetes elétricas, os equipamentos foram progressivamente recolhidos do espaço público.

O projeto-piloto permitiu obter indicações importantes sobre o futuro desenvolvimento desta solução, pelo que o Município irá avaliar a implementação de uma estratégia, no sentido de, a curto prazo, encontrar uma forma estruturada e mais abrangente de enquadrar um sistema de micro mobilidade deste tipo, no âmbito da gestão da mobilidade nos diferentes aglomerados do concelho.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.